O cimento queimado vem ganhando cada vez mais espaço na decoração e hoje vamos falar um pouquinho sobre esse tipo de revestimento. Apesar de atualmente estar sendo utilizado com muito mais frequência em acabamentos, em que podemos falar até em um certo modismo, o cimento queimado já está na pauta da decoração há muito tempo, sobretudo, por ser uma opção mais barata que outros acabamentos, visto que ele utiliza apenas cimento e areia.
Claro que não é tão simples assim. Apesar de levar cimento, areia e água, o cimento queimado deve ser feito por um profissional da área. Para conseguir o efeito “queimado” é preciso jogar um pó de cimento sobre o piso de argamassa e areia ainda mole e úmida.
O visual é rústico e fica uma decoração que foge do padrão, podendo ser utilizado desde casas residenciais a escritórios, dentro e fora.
Vantagens
Como já citamos, o preço é uma excelente vantagem. Mas além do dinheiro economizado, há um considerável ganho de tempo em obra, pois a aplicação é super simples (lembrando sempre que a aplicação deve ser feita por um profissional da área, senão o barato sai caro). Por ser um piso de alta resistência, lida bem com água e pode ser utilizado em quase todos os ambientes da casa. A limpeza também é muito simples, somente com água e sabão neutro.
Desvantagens
Por ser um piso frio, não é muito recomendado colocar em quartos. Se for o caso, é interessante colocar tapetes senão no inverno ficará um quarto bem gelado. E também não é indicado para o piso do box no banheiro, pois o cimento queimado pode reagir com o sabonete, shampoo, entre outros produtos.
Podem ocorrer também trincas no cimento queimado, resultado da dilatação e contração normal do piso ao passar do tempo. Às vezes as trincas são pequenas e deixam um charme no ambiente, mas podem ocorrer trincas muito grandes que comprometam o piso.
Se você gostou da ideia, mas já está imaginando a trabalheira que pode dar, não se preocupe! Nosso próximo post vai te ensinar a criar esse efeito com tinta.