Hoje em dia, é muito comum ouvirmos falar nos estilos de decoração retrô e vintage. Apesar das semelhanças, esses dois estilos de decoração apresentam diferenças fundamentais entre si, porém ambos contam com muitas opções para decorar um ambiente com muito charme e elegância.
O estilo de decoração vintage é um dos mais queridos entre os especialistas em decoração. A palavra “vintage” tem um significado muito interessante, relacionado a idade dos vinhos. Dizem que quanto mais antiga a safra do vinho, melhor o seu sabor, não é mesmo? Essa relação também se aplica ao estilo vintage, que é inspirado nas décadas de 20 a 60.
Esse é também um dos estilos mais caros e que exige mais paciência no mundo da decoração, pois os itens que compõem o estilo vintage muitas vezes precisam ser “garimpados” em antiquários, feiras, mercados de pulgas, lojas de antiguidades ou até mesmo no porão de casas antigas.
Já o estilo retrô conta com objetos inspirados em itens das décadas de 70 e 80. Por serem mais atuais, são mais fáceis de encontrar em lojas, até mesmo nas mais modernas. Esse estilo resgata um pouco do passado, fazendo uma releitura dos ambientes daquela época. A grande vantagem é que muitas empresas se inspiram no estilo retrô atualmente e produzem peças com estilo antigo, porém com todas as praticidades da vida moderna, como os rádios com entradas para CD e USB, porém com todo o charme dos acessórios retrô.
Porém nem só de diferenças vivem os estilos vintage e retrô. Algumas características são comuns aos dois estilos de decoração, como a paleta de cores, que normalmente é composta por tons pastéis e pelo branco. Porém, no estilo vintage, cria-se um ar mais “romântico” ao ambiente por meio do uso de elementos como a renda, o crochê, o patchwork e demais itens feitos manualmente.
Já no estilo retrô é comum observar objetos com tons vibrantes contrastando com o restante do ambiente. Cores como o azul, vermelho, verde, preto e laranja são muito utilizados. Os móveis e eletrodomésticos inspirados em objetos antigos também são muito comuns nesse estilo. Eles podem ser encontrados em lojas especializadas com muita facilidade.
Ao optar por um desses estilos de decoração é muito importante que você faça muitas pesquisas e tenha um planejamento do que será montado. Caso contrário o resultado poderá não sair como o esperado. Nesses casos, também vale a dica de contratar um profissional especializados na área de decoração, pois ele poderá te orientar e guiar o projeto, para que tudo saia de acordo com o que você imaginou.