O cimento queimado está em alta nos últimos tempos e o emprego dessa técnica já pode ser visto em milhares de casas e apartamento, principalmente nos grandes centros urbanos. Um dos principais fatores que tornaram o seu uso tão popular é o baixo preço e a sua versatilidade, já que combina com os mais diferentes tipos de ambientes e estilos de decoração.
Porém, como já explicamos, o uso do cimento queimado é uma técnica que requer muitos cuidados no momento da aplicação para que tudo fique perfeito. Assim, muitas empresas se inspiraram nesse efeito e produziram peças que lembram o cimento queimado como porcelanatos e tintas especiais, que podem ser aplicadas em todos os tipos de ambientes, sejam eles internos ou externos.
Tintas e texturas
Essas são as mais procuradas por quem deseja criar o efeito do cimento queimado em sua casa, mas não deseja gastar com obras ou reformas. Com elas é muito simples mudar a cara de um ambiente, sem precisar de muito esforço, pois muitas marcas possuem instruções detalhadas e são fáceis de aplicar.
A dica é procurar um profissional para que se obtenha o resultado esperado. As tintas e texturas que imitam o cimento queimado são indicadas para aplicação tanto em ambientes internos quanto externos, possuem boa durabilidade e podem ser encontradas em versões de acabamento fosco ou brilhante. Após a aplicação é indicada a aplicação de um verniz acrílico.
Porcelanato
Existem várias marcas que estão com linhas de porcelanato que imitam cimento queimado, com variações e tons diversos. O porcelanato, além de criar uma atmosfera de elegância e sofisticação no ambiente, pode ser utilizado em todos os cômodos, inclusive nos banheiros, visto que apresenta maior resistência a água e aos produtos de limpeza, o que evita as temidas manchas que podem ocorrer no cimento.
A desvantagem do uso do porcelanato é que não será possível criar aquele efeito de continuidade como ocorre no cimento queimado, uma vez que será necessário o uso de rejunte no momento da aplicação das peças. Nesse caso a dica é utilizar um rejunte com uma coloração mais próxima possível da peça. Assim é possível minimizar um pouco o impacto visual do rejunte, deixando o ambiente mais fiel ao cimento queimado.
Com essas simples soluções é possível deixar a sua casa na moda e aproveitar todos os benefícios que o cimento queimado proporciona ao ambiente, sem precisar fazer aquela bagunça com reformas.