Dando continuidade à nossa série sobre acessórios decorativos, hoje falaremos sobre outro tipo de acessório muito comum e que ajuda a compor a maioria dos estilos de decoração: os quadros.
Eles podem ser simples ou até mesmo contar com molduras sofisticadas e cheias de ornamentações, porém nos encantam com sua beleza e permitem criar nas paredes de nossas casas uma verdadeira galeria, que pode ser composta por fotografias, obras de arte, desenhos e até mesmo por pequenos objetos que podem ser emoldurados.
Os quadros são simples de encontrar e podem harmonizar bem com outros elementos presentes na decoração, desde que suas molduras sigam as linhas de estilo dos demais objetos que compõem a decoração. Veja agora algumas dicas que separamos especialmente para você decorar com quadros.
Compondo os quadros na parede
Algumas regrinhas também regem o mundo da composição na hora de escolher o local da parede em que os quadros ficarão, porém você não precisa se prender a regras se não quiser. Algo que pode ajudar você a não errar é utilizar recortes feitos em jornal ou outro papel no tamanho exato de seus quadros. Fixe esses papeis com fita adesiva e veja se a composição final ficou agradável.
Vá fazendo os ajustes na medida em que você se sinta confortável e perceba que aquela é a posição ideal para seus quadros. Por fim, retire os papéis e marque os locais onde você fará os furos para a instalação de cada quadro.
Como instalar quadros na parede
Existem algumas regras básicas a serem seguidas por quem pretende decorar um ambiente com quadros. Uma dela é em relação à altura em que eles serão instalados. Assim como nos museus e nas galerias de arte, é importante que eles fiquem sempre na altura dos olhos de quem os veem, ou seja, a cerca de 1,60m de altura.
Na hora de pendurá-los, certifique-se de ter ganchos apropriados fixados nas paredes de acordo com o peso de cada peça, pois o que não queremos é que eles se soltem e acabem sendo danificados. Quem não deseja estragar a sua parede fazendo furos pode optar pelos adesivos ou fitas dupla-face, que também são bastante seguros, além de alguns modelos contarem com um sistema que permite a sua retirada sem danificar a tinta.
Se o quadro for grande demais ou não houver espaço para pendurá-lo, você poderá apoiá-lo no chão ou em cima de um móvel que suporte seu peso. Outra opção interessante é utilizar prateleiras para apoiar os quadros, ficam lindos!
Iluminação
Lembre-se de proporcionar a iluminação adequada para dar o devido destaque aos seus quadros. Uma boa dica é utilizar luminárias embutidas ou os famosos “spots”, que são pontos de luz direcionáveis que dão um destaque a cada obra, quase como em uma galeria. Tome cuidado para escolher uma lâmpada que não danifique a tinta ou a impressão da obra. O LED tem sido uma alternativa muito interessante nos últimos tempos, pois sua luz não possui incidência de radiações e, portanto, não causará nenhum malefício aos seus quadros.
E a última dica é que todos os quadros desse post você encontra na On The Wall! Confere lá as imagens disponíveis e crie seu quadro do seu jeito.