O estilo Luís XVI é considerado por muitos especialistas de decoração como sinônimo de luxo e bom gosto. O reinado de Luís XVI durou entre os anos de 1774 e 1792, porém as influências de seu reinado se estenderam muito além desse período, sendo até hoje muito utilizadas na arte, na música e também na decoração.

Decorar uma casa em estilo Luís XVI pode ser uma ótima opção para quem busca um ambiente aconchegante e exuberante, que remeta aos belíssimos e luxuosos palácios franceses de antigamente. Conheça um pouco mais desse estilo e se inspire para deixar sua casa ainda mais bonita.

Contexto histórico 

Na época em que Luís XVI ascendeu ao trono, era forte a influência do estilo Rococó, que trazia um visual repleto de ornamentações e graciosidade. Em meados do século XVIII, um novo estilo já começava a dar os seus primeiros passos: o neoclássico. Esse trazia consigo importantes alterações visuais, principalmente no mundo das artes, que logo foram adaptadas para a decoração.

As novas linhas, mais sóbrias e simples, acabaram por se tornar uma das principais características do estilo Luís XVI e logo foram se tornando muito populares entre os nobres da região. As escavações em cidades italianas como Herculano e Pompeia foram fundamentais para o desenvolvimento desse novo estilo, que delas se aproveitou de diversos aspectos.

Logo após a Revolução Francesa, o estilo neoclássico mostrou toda a sua força e continuou influenciando o mundo da decoração. Nessa época o reinado de Luís XVI já havia acabado, porém as tendências criadas ainda se mostravam fortes e continuaram por muitos anos influenciando o universo das artes, música e também a decoração.

 

Os móveis do estilo Luís XVI 

Duas das características mais marcantes do mobiliário no estilo Luís XVI são a simplicidade e a sobriedade, principalmente nas curvas e nas linhas, que eram dominantemente perpendiculares e repletas de ângulos retos e planos.

Nos materiais era comum o uso de madeiras resistentes como o mogno com aplicações de metais como o bronze, que quase sempre era utilizado em tons dourados. Muitos elementos também eram utilizados para compor o visual clássico como cortinas rebuscadas, quadros com molduras exuberantes, medalhões expostos nas paredes e até mesmo instrumentos musicais eram deixados à mostra como peças decorativas.

As cadeiras quase sempre apresentavam pernas retas, bem diferentes das curvas que existiam em estilos anteriores, mas mesmo assim não perdiam o seu charme, pois eram ornamentadas com muito bom gosto. Os estofados recebem tecidos nobres em tons sóbrios e que combinam com os demais elementos da decoração.

E você, o que achou do estilo Luís XVI? Já imaginou ter uma casa digna dos antigos nobres?

Fotos: Pinterest

Pin It on Pinterest

Share This

Gostou?

Compartilhe este texto com seus amigos!