Hoje, dando continuidade à nossa série sobre organização, falaremos um pouco de um dos maiores vilões de uma casa, quando o assunto é bagunça: o guarda roupas ou closet. Esse pode ser considerado por muitos um dos lugares mais difíceis de se manter organizado, porém é justamente por esse motivo que ele é o que concentra o maior número de truques de organização. Vamos conferir?
1. Livre-se do que você não usa mais. Essa pode ser considerada uma das dicas mais importantes quando falamos da organização desse espaço. Roupas antigas e que você não usa mais acabam somente por ocupar espaço durante um tempo. Portanto, se você abriu o seu guarda-roupas agora e já deu de cara com uma enorme quantidade de peças que você não usa há muito tempo, saiba que está na hora de se livrar delas e uma boa dica para isso é enviá-las para doação. Existem muitas igrejas e entidades filantrópicas que mantém bazares abertos o ano todo. Doá-las para essas entidades é uma ótima forma de se livrar da bagunça e ainda ajudar muita gente.
2. Procure manter a ordem dentro do seu guarda-roupas. Aquele visual bagunçado pode ser rapidamente substituído pela ordem apenas adotando algumas atitudes, como por exemplo separar as roupas penduradas no varão por tipo – como blusas, calças, saias e vestidos, além de por cores – da mais clara à mais escura, por exemplo. Isso ajuda a deixar o espaço com um visual mais organizado e limpo. Ah, e se você enfrenta problemas com peças de seda ou poliéster, que simplesmente ficam escorregando dos cabides, procure colocar um pedaço de fita antiderrapante nas pontas dele. Além disso, lembre-se de colocar todos os cabides com a ponta voltada para o armário, pois isso facilita a sua vida na hora de tirar as roupas de lá.
3. Dando ordem às roupas íntimas. Muitas pessoas possuem o péssimo hábito de simplesmente socar calcinhas, cuecas e meias dentro da gaveta. Daí, na hora de achar aquela peça especial para um momento mais íntimo, lá vamos nós tirar tudo da gaveta, jogar em cima da cama e perder minutos preciosos a procura de algo. Uma boa dica para deixar suas roupas íntimas mais organizadas é apostar em organizadores do tipo colmeia, que podem ser encontrados facilmente no mercado. Além de deixar tudo em ordem, eles também ajudam a conservar as peças e são ótimos para acomodar sutiãs sem estragá-los.
Fonte: Pinterest
4. Mantendo os sapatos organizados. Nada de deixar sapatos jogados de qualquer jeito em sua prateleira ou sapateira. Procure sempre dispor os pares da maneira mais fácil possível de retirá-los e colocá-los. Uma boa maneira de otimizar o espaço e colocar um pé na frente do outro ou mesmo um em cima do outro. Evite colocar um par sobre o outro, pois eles podem cair com o movimento do móvel e atrapalhar toda a sua organização. Se você possui muitos sapatos que não usa e só ocupam espaço, é a hora de pensar em doar alguns deles.
Esperamos que você tenha gostado dessas dicas e que possa começar a praticá-las para tornar a sua casa um espaço mais organizado. Em breve voltaremos com mais um post dessa série. Até lá!