O que você pensa primeiro quando escuta falar de uma decoração ecologicamente correta? Acredito que a resposta da maioria certamente será: pneus reaproveitados expostos, uso de pallets, garrafas PET e outros elementos que, comumente, são utilizados nesse estilo de decoração.
Mas, e se eu te dissesse que esse estilo de decoração está ganhando um apelo bastante moderno e diferente dos atuais padrões de decoração ecológica que encontramos por aí? É isso mesmo, no post de hoje vamos te mostrar um pouco das novas tendências desse estilo de decoração, vamos conferir?
Tecnologia e sustentabilidade
Em um mundo cada vez mais tecnológico, é claro que a sustentabilidade não poderia ser deixada de lado. Atualmente é possível encontrar um pouco de tudo feito em materiais reaproveitados, como tecidos, vasos e luminárias. Os tecidos são um destaque à parte. Feitos à base de PET e fibras de bambu, eles podem ser utilizados em sofás, poltronas e até mesmo nas cortinas.
Existe no mercado uma grande variedade de cores e texturas para os tecidos ecológicos. Cada uma agrega um charme diferente ao ambiente, que se torna muito mais sustentável. Como você pode perceber, um sofá feito em tecido ecológico é, basicamente, igual a um sofá feito com tecido comum, não é legal?
Hortas pela casa toda
Outro conceito que está fazendo muito sucesso na decoração sustentável é o uso de hortas em diversos ambientes da casa e não apenas no jardim. O uso de plantas que servem como alimento na decoração é uma tendência muito utilizada nos projetos ecológicos e permite que o morador possa cultivar alimentos orgânicos e ainda enfeitar a sua casa.
Essa é uma excelente opção para as pessoas que moram em apartamentos e sofrem pela falta de espaço para cultivar algumas hortaliças e até mesmo frutos. Móveis com adaptações especiais permitem que você cultive suas plantas sem bagunça
Iluminação
Lâmpadas tradicionais halógenas consomem muita energia e já foram até mesmo proibidas aqui no Brasil. Uma alternativa para quem procura uma solução sustentável é apostar em lâmpadas de LED. Essas chegam a ser até 80% mais econômicas se comparadas às lâmpadas comuns, além de apresentarem diversas outras vantagens.
Uma delas é a sua versatilidade. Hoje em dia é possível, até mesmo, criar projetos de iluminação específicos utilizando o LED. As fitas podem ser instaladas nos contornos dos móveis, teto, piso e onde você imaginar. Além disso, os LEDs possuem um raio luminoso que é livre de calor e raios UV, que são perigosos a saúde da nossa pele, por isso são ideais para quem deseja manter o ambiente sempre fresquinho.
Porém, não se esqueça: como estamos falando de decoração sustentável, o ideal é nunca se esquecer de abusar da iluminação natural. Espero que você tenha gostado das dicas de hoje, nos encontramos novamente em um próximo post.