É comprovado que além de uma boa comida e de um bom atendimento, as pessoas se tornam clientes fiéis de um estabelecimento alimentício também pelo aconchego que o lugar propicia. Verdade! As pessoas que frequentam um restaurante não vão apenas pela gastronomia. Claro que inicialmente você pode ir pela fome, mas acaba voltando também pelo ambiente. É por isso que a decoração é sempre um item muito importante! No caso dos restaurantes, muitos detalhes podem influenciar para o bem do estabelecimento já que alguns deles conseguem mexer até na fome do cliente
É isso mesmo que você leu: a decoração consegue abrir o apetite! Sabia que a simples visualização de algumas cores, por exemplo, é capaz de inibir ou de aumentar sua fome? Laranja, vermelho e amarelo, segundo especialistas do Marketing (vide a teoria “Psicologia das cores”), aumentam o apetite. Agora você já sabe porque o McDonalds tem a cor que tem, não é mesmo?! Quer saber mais, veja aqui.
De posse desse conhecimento, agora fica fácil decorar seu restaurante, barzinho ou food truck. Além de brincar com as cores, é possível também articular quadros que remetam à cultura, ao país de um modo geral de origem de seu prato. Um restaurante japonês, por exemplo, pode optar por ter quadros com as cores da bandeira do Japão ou o desenho de um algum origami ou algo escrito em japonês.
É necessário lembrar que alguns restaurantes criam um cardápio específico para datas comemorativas como Natal, Ano Novo, aniversários. Nestes casos, a escolha dos quadros vira dança das cadeiras e deve sim variar conforme o evento para mostrar certo diferencial: imagina que todo fim de semana você come no mesmo lugar e já está acostumado com um quadro e que você resolva ir lá no Dia das Crianças e, de repente, você se depara com uma série de quadros que remetam à infância. Certamente seu prazer de comer será maior, pois você também será alimentado com as melhores memórias de sua infância.