Influenciar o humor, as emoções e o comportamento das pessoas. Essas são apenas algumas das funções e dos poderes das cores. Não acredita? Relembre aqui. E se um tom é capaz de causar sensações positivas ou negativas, nada mais correto que pensar duas vezes antes de escolher um fundo de seu quadro (o mesmo vale para a escolha de uma cor específica nas paredes de casa!). Afinal, o lar é um local onde as pessoas descansam e passam boa parte do dia e, por isso, deve transmitir conforto e tranquilidade.
O primeiro passo antes de definir a cor é sempre analisar o espaço. As cores dos móveis, quais paredes tem mais destaque e qual o comprimento delas. Afinal, um tom pode ampliar ou reduzir um ambiente e essas informações fazem toda a diferença.
Se o seu objetivo é o sossego, as melhores cores são as neutras. Branco, palha, salmão e cinza claro são algumas das opções que não poluem o ambiente e garantem a sensação de relaxamento e calma. As cores claras também são ideais para ambientes pequenos, pois dão a sensação de que o espaço é maior. Quadros com molduras brancas ajudam a deixar o ambiente bem leve. Fotografias de praia, montanha, rio, natureza são temas fáceis de serem trabalhados e trazem uma sensação boa.
Os tons mais fortes e até os mais escuros são ideais para quem deseja um ambiente alegre. Aposte em quadros com cores mais vivas como vermelho, verde, azul turquesa, amarelo e laranja se o seu objetivo é ter um ambiente cheio de vida. Os quadros abstratos com bastante cores são uma boa pedida neste caso. Ou ainda quadros com cores sólidas de fundo podem incrementar um ambiente.
Existem muitos pôsteres com temas de culinária que trazem um charme todo especial para a cozinha. Se a cozinha for branca, pode abusar das cores nos quadros!
Até mesmo os lavabos podem receber quadros para deixá-lo mais descontraído. Neste caso é importante que as paredes tenham cores claras para que não fique muito pesado, já que normalmente lavabos são ambientes pequenos.
Escolhidas e aprovadas as cores, curta o ambiente e o que ele lhe oferece de bom. E, lembre-se: nada lhe impede de mudar todas as cores novamente quando enjoar ou sentir que precisa de mudanças. Ousar nas cores só é ruim quando não são avaliadas as consequências e analisadas as combinações. Por isso, antes de sair mudando toda a sua decoração, saiba escolher a cor certa, pois carnaval é só em fevereiro!