As crianças adoram fantasias, gostam de brincar com a imaginação e recriam cenários para isso. Muitas vezes, improvisam objetos para criarem ambientes lúdicos e histórias imaginárias, não é mesmo? Isso faz parte do universo infantil e traz vários benefícios, visto que contribui para o desenvolvimento da criatividade (além da coordenação motora) da criança. Para dar uma mãozinha nesse processo, os pais podem se valer do uso de cabaninhas na decoração do quarto ou de outro ambiente no qual a criança goste de brincar. As cabaninhas são peças decorativas, mas vão muito além disso. Elas trazem refúgio, aconchego, sugerem um ar de aventura, são acessíveis aos pequenos, pois podem ser montadas diretamente no chão e são componentes importantes para a formação da independência da criança. No post de hoje, você verá alguns modelos de cabaninhas e algumas inspirações sobre como usá-las na decoração.
Quem nunca pegou uma série de travesseiros e lençóis para montar uma cabana que atire a primeira almofada! “Fazer cabaninha” é umas primeiras brincadeiras na criação de uma criança. Geralmente de montagem simples (cobertores e lençóis estendidos sobre cadeiras ou mesas), para a criançada essa pode ser a montagem de um universo encantado. Essa transformação do espaço tem sido muito explorada no mundo no décor. Veja a seguir alguns estilos de cabaninha.
O modelo abaixo fica pendurado no teto e tem um formato circular. Ele deixa o ambiente bonito, lúdico, as crianças adoram e o melhor para as mamães é que não ocupa muito espaço. Você pode colocar algumas almofadas e um tapete quentinho dentro da cabaninha, assim a criança fica confortável brincando ali.
Caso disponha de pouco espaço ou goste da ideia de conseguir desmontar facilmente a cabaninha quando quiser, há opções que são dobráveis. O importante é que não são menos sofisticadas que os outros modelos e as crianças curtem da mesma forma. Outro fator interessante é que você pode movê-las para o ambiente de sua escolha (quarto, sala, quintal).
O interessante é a cabaninha acompanhar a decoração do quarto para que não fique parecendo apenas um brinquedo que foi colocado ali. Para as meninas, é possível explorar mais os modelos mais delicados, como o da foto abaixo. Além dos detalhes em flores, o tecido da cabaninha é bem mais leve e com uma transparência. Fica um charme!
Essa cabaninha nas cores preto e branco harmonizou muito bem com a decoração do restante do quarto. E o legal da decoração neutra, é que fica fácil dar uma mudada no ambiente. É só incluir almofadas coloridas, um tapete com cor mais forte e está resolvido.
Na parte externa da cabaninha ou tenda, você pode pendurar bandeirinhas ou ainda aqueles fios de luz. E o legal é deixar a criança participar da escolha desses detalhes, elas adoram se sentir parte do processo! As luzinhas podem ajudar também para as crianças que tem medo de dormir no escuro, pois fica uma luz bem suave no quarto.
As cabaninhas e tendas estão super alta que já viraram tema para festas. Que criança não adoraria ser convidada para uma festa do pijama, em que cada uma dorme na sua própria cabaninha? Já existem várias empresas de festas que estão fazendo esse tipo de festa. Eles montam tudo, desde as cabaninhas até as caminhas e toda a decoração.