A decoração muda muito com o passar dos anos, o que a uns anos atrás era tendência hoje já não ganha muita atenção. É um mercado em constante movimento e novidades são apresentadas a cada ano. É um prato cheio para os amantes de decoração! Mas há objetos e mobiliários que ultrapassam a barreira do tempo e seguem sendo referência até hoje.

As cadeiras além de serem funcionais, podem e devem ser itens de design que façam toda a diferença em uma decoração. No post de hoje vamos conhecer 6 cadeiras de designers famosos que são um sucesso e com certeza você já viu por aí.

Barcelona

A cadeira Barcelona foi apresentada na Exposição Internacional de Barcelona de 1929 e foi desenhada pelo arquiteto alemão Mies Van der Rohe e Lilly Reich. Mies foi um dos pioneiros no design de produtos utilizando estrutura de aço tubular, o que permitiu a produção em escala industrial desse cadeira. Por seu design moderno e sóbrio, encontramos muito essa cadeira em ambientes empresariais, consultórios, escritórios.

Eames Lounge Chair

A poltrona Eames foi desenhada pelo casal norte americano Charles e Ray Eames em 1956. Além da poltrona foi desenhado também o pufe para apoio dos pés, chamado Ottoman. A visão do casal Eames era de uma poltrona muito confortável e aconchegante, e que lembrasse uma luva de beisebol. Esse foi o resultado de uma das poltronas mais icônicas já criadas. A poltrona é feita de madeira compensada e couro. Além da Lounge Chair, eles são responsáveis por desenhar vários mobiliários e realizaram uma enorme contribuição para o design mundial.

Egg Chair

A poltrona Egg foi criada pelo arquiteto dinamarquês Arne Jacobsen em 1958 para o lobby do Royal Hotel de Copenhagen. Foi ele também que projetou o hotel, e a poltrona foi desenhada pensando no empreendimento como um todo. Ela foi feita utilizando uma técnica nova que consistia em uma espuma firme em forma de concha sob o estofamento. O formato único dessa poltrona, de ovo, como o próprio nome já diz, cria uma espécie de espaço privativo para quem senta mesmo estando em espaços públicos.

Bertoia Diamond

Essa cadeira foi criada pelo designer Harry Bertoia em 1952, e utilizava uma técnica nova na época, que consistia na maleabilidade do metal. Ele foi um grande estudioso de ergonomia, de como os móveis poderiam ser mais confortáveis para o uso. E essa é a proposta da Bertoia, um cadeira com assento e base construído em aço soldados. No caso da Diamond, possui também um almofada. É uma cadeira atemporal e leve, que combina muito com móveis de madeira, como mesas rústicas. É uma queridinha também do design escandinavo, pois traz leveza e modernidade para o projeto.

Panton

A cadeira Panton possui um design super moderno e surrealista. Foi criada pelo designer Vernet Panton em 1967. Essa cadeira é feita de uma única peça de polietileno moldado com acabamento liso dos dois lados. Inicialmente, a Panton era encontrada em cores vivas e chamativas, e traziam descontração para os ambientes. Hoje em dia ela é produzida apenas nas cores branco, preto e vermelha e todas possuem a assinatura de Verner Panton na base.

Acapulco

Dessa nossa lista, a Acapulco é a única cadeira que possui seu designer desconhecido. Sabe-se que ela ficou muito conhecida na década de 50, nos hotéis de praia de Acapulco, que era um destino muito famoso na época para as celebridades de Hollywood e grandes personalidades. Ela é produzida com redes trançadas que formam o assento e encosto da cadeira. Hoje encontramos a Acapulco com diversos materiais: cordas de PVC, de nylon, de vime. Elas foram uma super tendência na época, e depois sumiram. Mas agora elas voltaram e estão aparecendo em diversos ambientes, não apenas em varandas com vista para o mar, como eram utilizadas nos hotéis. Seu design único e sua variedade de cores permitem que ela decore tantos ambientes praianos quanto salas de estar modernas.

Além dessas, existem várias outras cadeiras e poltronas que são icônicas e contribuíram para o desenvolvimento do design de interiores. Essas são apenas alguns exemplos do que a criatividade, a pesquisa e o amor pela decoração podem fazer.

Pin It on Pinterest

Share This

Gostou?

Compartilhe este texto com seus amigos!