Hoje viemos falar de mais uma tendência contemporânea: o DIY. A sigla é abreviação da expressão “Do It Yourself”, ou, em português, “faça você mesmo”. Em linhas geras, a ideia central defendida por essa cultura é que ninguém vai fazer nada por você, e que ao começar a fazer as suas coisas, você aprende que não existe uma fórmula mágica para se que as coisas aconteçam. Para não sermos simplistas, é necessário dizer que o lema surgiu na década de 1970 com ênfase no cenário musical. É nesse contexto que surgem as gravadoras independentes e os fanzines (aquelas revistas xerocadas).
E o que o DIY tem a ver com decoração?
Tudo! O DIY, além de estar presente na filosofia punk, na qual “se você não gosta do que existe, faça você mesmo”, se expandiu também para as áreas de moda e do design (pense, por exemplo, em pôsteres, flyers e roupas feitos à mão). Nos dias de hoje, o lema já não está mais ligado a movimentos revolucionários. Os adeptos do “faça você mesmo” surgem tanto por questões financeiras (cá entre nós, a vida anda muito cara e qualquer economia é sempre bem-vinda!) quanto por questões pessoais, pois muitos preferem que as coisas sejam feitas de forma mais personalizada. Além disso, o DIY permite que você realmente se envolva na atividade, o que pode ser uma atividade extremamente prazerosa feita solitariamente (alguns psicólogos chegam a dizer que pode ser uma boa forma de terapia) ou em companhia
E aí, você é adepto do DIY ou está disposto a começar? Espero que sua resposta seja sim, pois separamos uma série dedicada a essa forma de decoração. Veja os nossos próximos posts e aguarde! Tenho certeza que você não irá se arrepender!
Tipos de DIY na decoração para o dia a dia: você aprenderá sobre os materiais necessários para pôr o DIY em prática bem como os tipos dessa atividade (se é artesanato ou pintura, por exemplo).
DIY e a decoração de casamento: você receberá algumas dicas de como deixar seu casamento mais fofo além de economizar uma graninha
DIY e a decoração de seu quarto: você descobrirá que com uma boa decoração feita por você seu quarto pode ser muito mais interessante do que se imagina.
Temos novidade: a partir dessa semana, você poderá escolher o assunto de um tema de decoração que será abordado ao fim do mês. Comente abaixo e conte para a gente o que você anda a fim de fazer.