Há algum tempo falamos aqui no blog sobre como escolher plantas para ambientes internos e deixar a sua casa mais bonita. Entre as espécies de plantas que destacamos estavam as suculentas, que são muito famosas aqui no Brasil por ser um tipo de planta que não requer muitos cuidados.
Suculentas são todas as plantas que possuem a capacidade de armazenar água em seu interior, seja nas folhas, tronco ou raízes e por esse motivo podem sobreviver por muito tempo sem regas, diferente de outras espécies de plantas. Essa característica as tornou muito procuradas por quem deseja decorar com plantas, mas que não podem dar a elas a atenção que merecem.
O mais interessante sobre as suculentas é a grande variedade de espécies que existem por aí. Estima-se que, somente no Brasil, cerca de 22 mil espécies já tenham sido catalogadas, isso sem contar as milhares de outras espécies que são nativas de outros países. Entre as mais populares destaca-se a Kalanchoe, as echevérias e a querida planta-jade. Além de outras com nomes bem peculiares como “rabo-de-burro” e “tapete-vermelho”, muito usadas na decoração de interiores.
A escolha do vaso
Geralmente, ao comprarmos suculentas em floriculturas ou supermercados, essas já vêm em um pequeno vaso que pode ser utilizado para o seu cultivo. Plantas maiores e que requerem mais espaço podem ser plantadas no jardim com muito cuidado para preservar as suas raízes. Já as plantas menores podem ter o seu vaso trocado, mas recomenda-se procurar por modelos que sejam de plástico ou que tenham furinhos na parte inferior. Isso ajuda a não acumular água dentro do vasinho, o que pode acabar matando a planta.
Muita luz ou pouca luz?
Essa é uma pergunta que você deve saber a resposta ao escolher uma espécie de suculenta para decoração. Existem algumas espécies que precisam de uma exposição mais prolongada a luz natural, já outras que convivem bem com a iluminação indireta. Você pode pesquisar um pouquinho na internet sobre a espécie que escolheu para saber se ela precisa de muita ou pouca luz e, assim, escolher o melhor local para colocá-la em sua casa como próximo a uma janela, em um cômodo mais fechado ou mesmo na varanda.
Regas
Como sabemos, as suculentas são capazes de armazenar água em seu interior. Assim elas podem passar longos períodos sem precisar de uma nova rega. O ideal é respeitar um período mínimo para regá-las, por exemplo: em períodos de mais calor como no verão, pode-se regar uma vez a cada semana. Já em períodos frios como o inverno, o ideal é que a rega ocorra a cada 15 dias. Lembre-se que água em excesso pode até mesmo matar a sua plantinha. Por isso, caso as folhas comecem a ficar pálidas ou mesmo venham a cair, procure verificar se não há água acumulada no vasinho e aumente o tempo entre uma rega e outra.
Esperamos que você tenha gostado desse post e aprendido como deixar a sua suculenta sempre linda. Até o próximo post!