Símbolos de luxo e bom gosto, os lustres de cristal estão presentes atualmente nos mais elegantes e sofisticados projetos e são considerados um objeto de desejo por muitos. Algo que os tornam tão procurados é a sua versatilidade, já que podem ser utilizados para compor os mais diversos tipos de ambientes como salas, quartos, cozinhas, varandas, criando uma decoração minimalista, rústica ou clássica.

Os lustres de cristal já estão presentes no mundo da decoração há vários séculos e até hoje encantam por sua beleza. Eles também são uma ótima opção para quem procura por um tipo de iluminação difusa e que se espalha suavemente por todo o ambiente. Interessada em saber um pouco mais sobre lustres de cristal? Então embarque conosco em um pouquinho da história desses maravilhosos itens de iluminação.

A origem dos lustres de cristal

Relatos históricos contam que os primeiros lustres começaram a surgir ainda no fim do século XVII, quando eram normalmente feitos com materiais menos nobres como placas de latão e espelhos. Naquela época, ainda não haviam desenvolvido uma técnica para cortar o vidro e moldá-lo de uma maneira ornamentada pois o material era bastante frágil. Foi então que um vidreiro inglês chamado George Ravenscroft, ainda no ano de 1676 descobriu que ao adicionar o óxido de chumbo à composição do vidro ele se tornava mais resistente e fácil de moldar. Além disso, a refração da luz era ampliada, elevando o valor do vidro. Assim começaram a ser feitos os primeiros lustres com esse novo material, o cristal.

A partir daí, a técnica foi sendo aprimorada para buscar a maior pureza possível para o vidro. Além disso, novas formas de cortar e moldar o vidro foram criadas, fazendo com que o material se popularizasse rapidamente.

Foi durante o século XVIII que o rei francês Luís XIV encomendou grandes e suntuosos lustres de cristal para compor a decoração do luxuoso Palácio de Versalhes. Desde então os lustres se tornaram objetos de desejo e logo estariam presentes em milhares de casas na Europa e no mundo.

Lustres de cristal na decoração

Está em dúvida em como compor o projeto de iluminação com estilo e elegância? Então aposte em lustres de cristal sem medo de errar. Esses acessórios combinam com a grande maioria dos estilos de decoração e ainda possuem a versatilidade de serem feitos sob medida em algumas lojas especializadas.

Lustres ficam ótimos quando instalados sobre a mesa da sala de jantar, no centro de uma sala de estar, no hall de entrada de uma casa, no quarto de casal. A dica é escolher uma peça que tenha dimensões proporcionais e que combine com o espaço disponível. Lustres muito grandes em uma sala pequena, por exemplo, criam uma sensação de que o cômodo é muito apertado.

Viu só como os lustres de cristal agregam beleza e estilo a qualquer ambiente. E você, o que achou deles?

Pin It on Pinterest

Share This

Gostou?

Compartilhe este texto com seus amigos!