Se você gosta de ambientes minimalistas e detalhes contemporâneos irá se interessar pelo estilo escandinavo. O estilo surgiu nos países do norte da Europa, como Dinamarca, Finlândia, Islândia e Noruega. Nessa região o inverno é intenso e longo e as horas de escuridão são muitas. Por isso, no estilo escandinavo o branco é predominante assim como a iluminação natural.
Tecidos naturais são bastante utilizados, como algodão, linho e lã, especialmente na cor branca e tonalidades mais neutras (bege, cinza). No piso e em detalhes, madeira clara e algumas vezes, pintada de branco.
Para trazer um pouco de cor e vida para os ambientes plantas são inseridas na decoração. São colocadas em qualquer ambiente, desde a sala até no banheiro.
Os móveis possuem linhas retas e simples. Normalmente em madeira, que dá o toque rústico na decoração. Percebemos as linhas retas e minimalistas também nos detalhes da própria casa, como escadas.
Não podemos falar de estilo escandinavo sem falar da importância da iluminação natural. Janelas grandes sem cortinas, ou com uma cortina bem leve, para entrar o máximo de iluminação no ambiente. Luminárias altas com luz branca são muito utilizadas também.
Os quadros são amplamente utilizados nestes ambientes e dão um ar mais descontraído. Os mais utilizados são os quadros com moldura preta ou branca com frases em preto e branco e também fotografias de paisagens naturais. Nem sempre são pendurados na parede, é muito comum ficaram apenas apoiados no chão ou em algum móvel.
As cores são utilizados com cautela e são escolhidos peças específicas para isso. Almofadas, plantas, quadros, objetos de decoração ajudam a trazer um pouco de cor para os ambientes.
Se você se interessou, vai encontrar muita referência legal no pinterest e no instagram. É um estilo que com certeza veio para ficar, devido a seu aspecto minimalista que transmite simplicidade e conforto.