O estilo moderno surgiu em meados do século 20 e trouxe para aquela época de muita extravagância uma nova visão sobre a decoração, com características totalmente distintas àquele período como a praticidade e a simplicidade, muito diferente dos ambientes rebuscados e cheios de objetos. Mas, ao contrário do que muitos pensam, o estilo moderno não é composto apenas por objetos com design futurista e com poucos detalhes. Nesse estilo, os objetos devem seguir o conhecido lema “a forma segue a função”, defendido por um dos precursores do estilo moderno, o arquiteto norte-americano Louis Sullivan. Ele defendia a funcionalidade como a principal característica nos ambientes modernos, que dispensavam móveis e objetos em excesso e suas ideias são até hoje muito populares entre os profissionais do mundo da decoração.
Moderno X Contemporâneo
É muito comum que as pessoas confundam os estilos moderno e contemporâneo. Apesar de aparentarem ser a mesma coisa, o estilo moderno é algo muito antigo no mundo da decoração, vindo ainda do tempo do modernismo. Já o estilo contemporâneo reflete às atuais tendência de decoração, que surgem a cada dia nos tempos atuais. Porém, devido ao nome e a capacidade de ser sempre atual, o estilo moderno muitas vezes pode ser confundido, o que pode causar um verdadeiro nó na cabeça das pessoas que buscam pelo estilo contemporâneo.
Funcionalidade acima de tudo
Um ambiente em estilo moderno preza pela função, mas não deixa de lado o design e a beleza. O uso de poucos móveis é uma das características mais marcantes desse estilo, que é muito utilizado para decorar ambientes pequenos.
O excesso de informação é algo que passa longe quando falamos do estilo moderno. Com linhas retas, esse estilo deixa o ambiente com a sensação de organização e harmonia. O minimalismo também é uma característica marcante no estilo de decoração moderno. O uso de poucos objetos decorativos é perfeito para deixar o ambiente com uma atmosfera mais clean e bonita, sem aquela infinidade de objetos decorativos pendurados nas paredes ou em cima de todos os móveis.
Algo que é muito comum no estilo moderno é esconder os objetos desnecessários em armários, que podem ser embutidos ou espalhados de maneira organizada no ambiente. Objetos que não possuem nenhuma funcionalidade normalmente são descartados.
A harmonia das cores claras
A paleta de cores no estilo moderno é bastante simples e composta predominantemente de tons claros como o branco e o bege. Os detalhes ficam por conta de tons fortes e sóbrios como o cinza e o marrom. Tudo isso pode acabar deixando o ambiente com um clima “frio”, mas que pode ser trabalhado utilizando elementos como a madeira, o cimento queimado e também alguns objetos em tons vibrantes como almofadas, cadeiras, quadros decorativos e até mesmo flores no ambiente.
Atual sempre
A grande vantagem do estilo moderno é realmente a sua capacidade de se manter sempre atual. Uma casa decorada nesse estilo requer pouquíssimas alterações para manter o seu visual sempre em dia. Alguns elementos desenvolvidos ainda no século 20 são facilmente encontrados hoje em dia em projetos de decoração modernos, como poltronas com suporte em aço, cadeiras plásticas, sofás com pés cromados e luminárias em arco.
Dessa forma, o estilo moderno é uma excelente opção para quem procura por uma decoração sóbria e que ultrapassa as barreiras do tempo, se mantendo sempre atual e cheia de estilo. E você, gostou desse estilo de decoração?