No post Quadros decorativos no trabalho, você descobriu a importância de se decorar o ambiente que, muitas vezes, você permanece mais de 10 horas de seu dia. Descobriu também que o ambiente de trabalho não precisa ser frio e impessoal, já que para os profissionais poderem se sentir mais à vontade e, consequentemente, serem mais produtivos, é importante que se identifiquem com o espaço em que trabalham. Hoje você vai aprender o que diz a cultura chinesa sobre os quadros no ambiente de trabalho.
Para o Feng Shui, filosofia chinesa que estuda a influência do espaço no nosso cotidiano, quadros representam aspirações, sensações e energias. Por isso, é necessário pensar muito bem ao escolher um quadro para se colocar em um ambiente – o que vale não só para o trabalho, mas para casa também!
Na cultura chinesa, é fundamental avaliar qual figura é mais adequada para cada situação, em razão dessa escolha ser preponderante para os resultados esperados com a decoração. De forma inconsciente, imagens podem afetar a produtividade, a energia positiva e, às vezes, trazer más influências.
Os quadros transmitem as vibrações, e por isso a escolha precisa ser acertada! Se você não tem ideia de como utilizar os quadros no escritório, por exemplo, a cultura oriental dá algumas orientações:
– Imagens de mares e rios favorecem o movimento e a ação, ideal para ambientes de trabalho cuja pressão é costumeira.
– Figuras de montanhas, árvores ou pessoas meditando favorecem a concentração, muito necessárias a profissionais que precisam ler grandes relatórios.
– Obras que ilustrem o sol, animais ou pessoas, para a filosofia chinesa, estão ligadas ao sucesso. Podem ser usadas em qualquer espaço profissional que busque crescimento.
– Quadros com flores estimulam a harmonia e são excelentes para ambientes de tensão, como salas de reunião.
– Quadros alegres e coloridos são ótimos estímulos da criatividade.
Essas dicas podem te ajudar a pensar numa decoração legal e apropriada para o seu ambiente de trabalho.