Recorde cada garrafa que tiver consumido, das cervejas tradicionais aos rótulos especiais!
Você sabe quantas cervejas já tomou? Essa é uma pergunta difícil de responder, seja para quem consome com mais frequência ou apenas de vez em quando, mas existe uma solução simples e muito bonita: o quadro de tampinhas de cerveja.
A ideia é parecida com a dos quadros porta rolhas, com a diferença de que este é destinado a uma bebida mais comum no dia a dia do brasileiro, deliciosa tanto para se refrescar em um dia de calor quanto para acompanhar aquele sanduíche.
A ideia de ter um quadro porta tampinhas é excelente para a decoração de espaços gourmet, áreas de churrasqueira, cozinhas e até mesmo para a sala de estar, tanto por ser visualmente bonito quanto por contar uma verdadeira história.
Continue conosco para entender mais sobre o amor do brasileiro pela cerveja e, consequentemente, como este é um ótimo item decorativo para a sua casa ou para dar de presente para aquela pessoa que você sabe que também gosta de uma gelada.
Por que o brasileiro gosta tanto de cerveja?
Pode parecer complicado encontrar uma razão lógica para isso, mas acredite: há motivos que endossam este amor pela cerveja por parte dos brasileiros. Alguns deles são os seguintes:
- Clima quente. Não é à toa que a cerveja é carinhosamente apelidada de “gelada”, já que ela costuma ser servida nessa temperatura. Embora tecnicamente haja variedades que oferecem uma melhor experiência quando estão menos geladas, como Belgian Dark Strong Ales, Barley Wines, Eisbock, Doppelbock e outras de teor alcoólico mais elevado, é inegável que o clima quente no Brasil ajuda no consumo da cerveja.
- Raízes históricas. Em 1654, a Companhia das Índias Orientais enviou algumas amostras de cerveja junto com os holandeses que chegaram ao país. Porém, a bebida começou a ser produzida em maior escala, sem ser artesanal, provavelmente em 1853, com a Bohemia, seguida por Brahma (1888) e Antarctica (1889). Como faz tempo que a bebida existe por aqui, o hábito do consumo também acabou passando de geração em geração.
- Preço baixo. A cerveja é uma das bebidas alcoólicas mais baratas que temos à disposição, diferente do que acontece com vinho, whisky, vodka e cachaça, por exemplo. Certamente, isso ajuda a aumentar o seu consumo.
Embora o Brasil seja um país que consome cerveja, ela não é a bebida típica do país, que é a cachaça. A cerveja é mais ligada à Alemanha, embora hoje o país já nem seja o principal consumidor mundial.
Inclusive, este é um assunto bem interessante, pois podemos comprovar que há países em que o consumo de cerveja é muito maior do que acontece por aqui, como mostra o relatório “Global Beer Consumption by Country in 2018[1] ”, com dados referentes a 2018, feito pela Kirin.
Em consumo total, os líderes mundiais são os seguintes, acompanhado do volume, em milhões de litros:
- China (39,362 mi L)
- Estados Unidos (24,029 mi L)
- Brasil (12,662 mi L)
- México (8,982 mi L)
- Alemanha (8,321 mi L)
- Rússia (7,819 mi L)
- Japão (5,108 mi L)
- Reino Unido (4,856 mi L)
- Vietnã (4,667 mi L)
- Espanha (4,051 mi L)
No consumo per capita, ou seja, por pessoa, a distribuição é totalmente diferente. Veja só como fica a lista, acompanhada dos valores de consumo por pessoa, agora expressos em litros:
- República Checa (191,8 L)
- Áustria (107,6 L)
- Alemanha (101,1 L)
- Romênia (98,9 L)
- Polônia (98,2 L)
- Irlanda (95,8 L)
- Espanha (86,0 L)
- Eslováquia (83,5 L)
- Namíbia (81,3 L)
- Croácia (80,4 L)
Nessa disputa, o Brasil fica “apenas” na 28ª posição, com 60 litros por pessoa. Em média, isso equivale a pouco menos de duas garrafas de 600 mL por semana.
Na República Checa, o consumo é mais de o triplo disso, ou seja, uma garrafa de 600 mL por dia em 6 dias da semana e uma latinha de 350 mL no que sobra. Haja cerveja!
E o quadro para colocar tampinhas de cerveja, onde entra nessa história?
Pois bem, depois de ler tanto sobre cervejas, você deve até estar com vontade de abrir uma para matar a sede, não é? Pode ir em frente, não se furte deste delicioso prazer (se não estiver trabalhando, dirigindo ou fazendo alguma outra coisa do tipo, é claro), mas o que você vai fazer com a tampinha?
A maioria das pessoas joga fora junto com a garrafa, mas existe uma opção muito mais interessante e que pode dar um charme bem diferente à sua casa: um quadro de tampinhas de cerveja.
Como o nome deixa claro, este é um quadro que conta com uma abertura na parte superior onde você coloca as tampinhas das garrafas que toma. Assim, pode monitorar como anda o seu consumo cervejeiro, o que deve render experiências super legais com a família e os amigos.
Onde comprar quadro para tampinhas de cerveja?
Aqui na On The Wall! É só acessar nossa página de Quadro Tampinha para conferir as opções disponíveis e escolher o seu.
Pensando em cervejeiros de todos os estilos, nós produzimos dois tipos de quadros para tampinhas, e certamente um deles vai ser ideal para o que você procura.
Se você quer guardar as tampas de todas as garrafas que consumir, então recomendamos o modelo com moldura de 5 cm de profundidade. Ele tem uma abertura na parte superior da moldura, por onde você coloca as tampinhas, que caem aleatoriamente.
Agora, se o seu objetivo é guardar só as tampas daquelas cervejas especiais e diferentes de alguma forma, seja uma edição especial ou mesmo um rótulo mais caro, o modelo com moldura de 3 cm de profundidade é o ideal. Nele, a abertura fica no acrílico e as tampinhas ficam empilhadas, com a parte impressa para frente.
Além dessa variedade, nós produzimos dois tamanhos de cada tipo de quadro, que são os seguintes, acompanhados da quantidade aproximada de tampinhas que cada um comporta. As medidas estão dispostas na seguinte ordem: largura, altura e profundidade.
- 24 cm x 34 cm x 3 cm: 70 tampinhas empilhadas
- 37 cm x 49 cm x 3 cm: 200 tampinhas empilhadas
- 23 cm x 33 cm x 5 cm: 400 tampinhas dispostas aleatoriamente
- 36 cm x 48 cm x 5 cm: 1.000 tampinhas dispostas aleatoriamente
Os dois tipos de quadro são produzidos com madeira de eucalipto com certificação ambiental FSC, têm cobertura frontal em acrílico cristal de 2mm e impressão digital em papel fotográfico adesivado sobre HDF.
Com várias estampas disponíveis, mesmo enquanto o seu quadro para tampinhas de cerveja não estiver completo, ele ainda deixará o ambiente muito mais bonito e alegre, além de ser uma ótima oportunidade para puxar conversa sobre um assunto tão agradável para o brasileiro.
Por isso, não perca a oportunidade de ter um quadro de tampinhas de cerveja na sua casa: a decoração ficará super especial, e se não tiver espaço para novas tampinhas, é só providenciar outro. Completar um “quebra-cabeça” de tampinhas nunca foi tão divertido e saboroso!