Um ponto turístico, tradicionalmente, é um dos primeiros lugares a ser visitado quando se está em viagem, certo?! É muito comum, inclusive, que alguns destinos sejam escolhidos apenas por conta das atrações turísticas oferecidas. No post de hoje, você descobrirá que a beleza dos pontos turísticos pode ser incrementada também na decoração da sua casa. Confira a seguir como inserir quadros de pontos turísticos na decoração.

Wanderlust e a decoração

Wanderlust é uma palavra de origem alemã que significa, em uma tradução livre, “desejo constante de viajar”. Não é, portanto, uma simples vontade de conhecer outros lugares, coisa que pode ser feita durante as férias, por exemplo. Wanderlust é caracterizado por uma necessidade de movimento e descoberta (de si, do outro, dos arredores). Também chamada de “doença do viajante”, a expressão traduz o estilo de vida de pessoas que tem o impulso contínuo de se mover para explorar o mundo. E o que isso tem a ver com a decoração? Tudo! E a gente explica o porquê: contemporaneamente, o Wanderlust tem se tornado um estilo de vida muito comum, sobretudo, em jovens de 25 a 40 anos. Com isso, esse perfil de população quando não está em trânsito deseja manter acesa as boas experiências vividas nas viagens ou mesmo a visualização constante dos atrativos que se pretende conhecer. E como é possível fazer isso? Inserindo os pontos turísticos na decoração da casa. Assim, o décor com quadros de pontos turísticos vem se tornando uma tendência contemporânea no mundo da decoração.

Você já descobriu conosco como pendurar suas viagens e aprendeu que para um bom mochileiro não há nada melhor do que olhar para a parede e ter aquela sensação de “eu vivi!”, não é mesmo? Manter na parede um quadro de pontos turísticos é poder trazer de volta a alegria vivida naquele momento além de fazer uma espécie de alerta (você olha para o quadro e pensa: “nossa que bom que foi este momento… quando vou viajar de novo?! e aí, sob o espírito do Wanderlust, já começa a planejar uma nova experiência).

Decoração com quadros de pontos turísticos

Os quadros de pontos turísticos conferem ao ambiente uma elegância com um toque de modernidade. Podendo, também, proporcionar um ar mais bucólico. Tudo vai depender da atração turística que você elegeu pendurar. Pense, por exemplo, que se, no centro de sua sala, você optar por colocar um quadro da famosa London Eye, da Inglaterra, estará criando um clima mais cosmopolita, diferente se, por outro lado, você optar por pendurar um quadro do Museu da Inconfidência, de Ouro Preto. Assim, para montar uma boa decoração com quadros decorativos de pontos turísticos não há regras específicas, mas é necessário considerar o impacto que se pretende criar no ambiente.

Um pouco de história…

O uso de pontos turísticos na decoração remonta à pintura das atrações nas artes. Locais exuberantes de uma região já foram pano de fundo de obras famosas, como exemplo a tela “Vista de Delft”, de Jan Veermer. O quadro nada mais do que é a pintura do ponto turístico dessa belíssima cidade na Holanda.

As atrações do Rio de Janeiro, por sua vez, são amplamente exploradas na pintura. Veja só que espetáculo:

Por que decorar com quadros de pontos turísticos?

Existem vários motivos para se usar, na decoração, quadros com pontos turísticos. O principal deles, talvez, seja motivacional. Estar constante e visualmente em contato com uma atração turística que você deseja conhecer, certamente, te impulsionará a conhecê-la pessoalmente. Assim, esse tipo de quadro estimula a realização de sonhos e/ou objetivos. Por outro lado, ele é também uma excelente forma de se matar a saudade dos lugares visitados. Por que decorar com quadros de pontos turísticos, então? Para manter os sonhos renovados e/ou as alegrias das boas lembranças/viagens.

Onde dispor os quadros com pontos turísticos?

É possível harmonizar os quadros de pontos turísticos, praticamente, em qualquer ambiente da casa. Uma das vantagens desse tipo de decoração é que por se tratar de um quadro de paisagem, você, possivelmente, não correrá o risco de enjoar da imagem. Ao contrário do que pode acontecer se você optar por emoldurar, por exemplo, aquela selfie realizada em frente à Torre Eiffel. Talvez você não veja a mesma imagem com os mesmos olhos daqui a 5, 10 anos. O mesmo provavelmente não ocorrerá se você optar por ter apenas um quadro da Torre Eiffel pendurado na parede. A escolha do ambiente para esse tipo quadro, portanto, ficará a critério de sua preferência pessoal. Entretanto, sugerimos que você tente harmonizar o tema da atração com o cômodo da casa, pois não faz muito sentido manter um quadro da Basílica de São Pedro, por exemplo, em seu lavabo.

Como dispor quadros de pontos turísticos?

Uma excelente forma de pendurar os seus quadros de pontos turísticos é dar preferência para composições panorâmicas.

Aposte em cenas noturnas. Os pontos turísticos à noite têm um charme especial. Outra opção é criar sequências com atrações da mesma cidade (para isso, utilize pequenos quadros) ou juntar os atrativos de várias cidades.

Para direcionar o olhar de quem entrará no ambiente, é bem interessante o uso de quadros centralizados na parede, seja acima da cama do casal ou do sofá da sala de estar.

Para além da casa…

Os quadros decorativos de pontos turísticos são também amplamente utilizados em estabelecimentos comerciais, como lojas e consultórios.

Dica de ouro!

Usar quadros de pontos turísticos na sala de estar ou na varanda pode ser um ótimo estímulo para iniciar uma agradável conversa com as visitas.

Viu como é possível transpor a beleza dos pontos turísticos na decoração da sua casa de uma forma singular e moderna? E você, já fez uso ou faz uso desse tipo de decoração? Inspire-se no blog do On The Wall e compartilhe suas experiências conosco nos comentários.

Pin It on Pinterest

Share This

Gostou?

Compartilhe este texto com seus amigos!