Então você está concluindo a decoração da sua sala ou quarto, escolheu os móveis que farão a composição e agora está na etapa de escolher os objetos decorativos e, obviamente, pensou em fazer uso dos quadros para isso. O uso de quadros decorativos é tão tradicional quanto o uso de madeira na decoração clássica, é algo fundamental e ainda ajuda a dar aquele toque pessoal no seu quarto, sala, varanda, entre outros. As dicas que reunimos aqui vão passar por diversos cômodos da sua casa, apresentando ideias de composição por meio de conjunto de quadros decorativos e também como usar esses itens para dar mais vida a um ambiente, combinando com a decoração da sua casa.

On The Wall - Quadros decorativos

A distribuição ideal

Se o espaço que você tem é pequeno, então exagerar na quantidade de quadros não é uma boa ideia. Simplifique as coisas para criar uma composição limpa e que esteja em harmonia com o restante da decoração da sua casa.

Já se o espaço que você tiver na parede for grande, é uma boa chamada para fazer o uso de um conjunto de quadros decorativos e aproveitar o espaço para personalizar de modo inteligente, dispondo do modo que você mais gostar (na vertical, horizontar ou mesmo criar uma composição em forma de escada, por exemplo).

Os quadros menores podem ser usados em locais onde os visitantes tenham um contato mais próximo, por exemplo. Quanto aos quadros maiores, o ideal é fazer o uso deles em paredes com mais espaço, já que eles serão mais bem vistos desse modo. Para um visual moderno, uma das dicas que aqui damos é que você crie uma composição sobre o aparador do hall de entrada, sobre os móveis (veja a dica de “altura indicada”).

Testando antes de fazer qualquer coisa

Uma dica muito interessante, e que muitas pessoas já tem feito uso, é testar a disposição dos quadros usando folhas de papel. O que você precisa fazer é recortar as folhas do tamanho dos quadros que pretendem usar na decoração e depois ir testando a distribuição deles na parede do cômodo, assim você evitar furar sua parede e depois se arrepender da decisão.

Pinterest

Especialistas em design de interiores relata que existem alguns critérios que podem ser seguidos quanto a altura ideal dos quadros decorativos, desse modo é possível criar harmonia na sua parede e todo o resto. Se os quadros forem postos num local onde hajam móveis para rivalizar com eles (como sofás ou a cabeceira da cama, por exemplo), tome como referência o local onde termina esse móvel e coloque o quadro a cerca de 25 cm acima dele.

Agora, caso você utilize apenas os quadros (e eles não estejam disputando com alguma mobília), tome o chão como referência na hora que for medir a distância. Funciona assim: posicione o quadro a cerca de 1,60 m do chão, sempre tomando como base o centro do quadro, assim ele ficará na altura dos olhos (independentemente da altura da pessoa).

O que o cômodo pede?

De nada adianta escolher um quadro ou um conjunto de quadros decorativos que seja bonito e ele não combinar com os demais elementos dispostos na sua casa. É muito importante seguir a proposta apresentada na decoração geral e fazer o uso de quadros que respeitem-na, seja a cor do ambiente, textura, o estilo dos móveis, a temática escolhida, enfim, tudo precisa estar em harmonia, afinal, o que menos se quer é deixar seu ambiente com um tom de monotonia.

Apostar no uso de quadros é uma ideia excelente, já que eles ajudam a valorizar as paredes, no entanto, nem sempre o que pega bem num cômodo vai ficar bom em outro, por isso esteja atento ao visual do seu ambiente: uma sala de estar minimalista? Um quarto voltado mais para a decoração clássica? Cada um desses estilos pede um tipo de quadro decorativo.

Sua personalidade

Para quem usava apenas os quadros de paisagem, saiba que existe um mundo de possibilidades para decorar sua sala, quarto, cozinha e demais cômodos de forma personalizada por meio dos quadros decorativos.

Os seus gostos devem ser respeitados e levados em consideração no momento de fazer a decoração da sua casa, por isso não deixe de ver quais temáticas mais se identificam com sua personalidade e use isso para poder transmitir sua personalidade (ou a sua e do seu cônjuge) ao fazer o uso dos quadros na sua decoração.

Conjunto de quadros decorativos: acertando na composição

Caso você opte por usar um conjunto de quadros decorativos, é preciso atentar para a composição, evitando criar algo poluído ou que acabe estragando sua decoração no geral. Quando bem feita, o uso da composição pode trazer mais vida para uma decoração, deixando sua decoração mais atraente. Uma dica importante aqui é não fugir da temática, ou seja, se você escolher o tema de viagens, opte por quadros com imagens de locais que você goste, mesmo que sejam lugares diferentes, mas não se desvie desse foco.

Mas não existe nada que te impeça de ousar também, podendo criar uma composição fora do comum e que, mesmo assim, deixe sua decoração personalizada e atraente. Aposte no uso de quadros com tamanhos distintos, mescle fotos de pontos turísticos com frases motivacionais, por exemplo, assim você deixa sua composição mais interessante.

Você também estar aproveitando as cores do ambiente e dar uma quebra no visual (num bom sentido) usando um quadro, a exemplo disso podemos citar um quarto com cores mais apagadas, por exemplo, que pode ser reavivado com um quadro com cores mais vibrantes.

Uma dica que facilita tudo é optar pelo conjunto de quadros decorativos, ele já vem numa composição praticamente pronta e isso deixa tudo mais simples na hora de fazer sua decoração. Já deu para ver que o uso de quadros decorativos é algo indispensável na decoração do seu quarto, sala, varanda, etc. E as possibilidades são diversas, te permitindo desenvolver algo criativo e personalizado. Esperamos que essas dicas possam te ajudar a fazer bom uso dos quadros na sua decoração.

Pin It on Pinterest

Share This

Gostou?

Compartilhe este texto com seus amigos!