Londres é uma daquelas cidades que quase todo mundo já sentiu vontade de visitar pelo menos uma vez na vida. Isso para não dizer que é um dos destinos mais procurados para se passar férias ou realizar aquele intercâmbio. Mais do que a lembrança do carimbo no passaporte, é possível trazer um pouco do charme do berço da cultura da Europa para a sua casa por meio de belos quadros decorativos da capital da Inglaterra. No post de hoje, você descobrirá que a beleza dos pontos turísticos londrinos pode ser incrementada também na decoração da sua casa.

Mil cidades dentro de uma cidade

Certamente, você já ouvir falar sobre as matrioscas, também chamadas de bonecas russas, não é mesmo? Elas compreendem uma série de bonecas de tamanhos variados que são colocadas uma dentro das outras. Na literatura, inclusive, elas são exemplos do recurso mise em abyme, na qual uma narrativa está encaixada dentro de outra (vide as belíssimas histórias do livro As mil e uma noites). E o que isso tem a ver com a cidade de Londres? Você já vai entender: Londres é uma cidade que poderíamos dizer que tem dentro de si várias outras cidades: de áreas históricas, de centros de cultura a encantadores pontos turísticos, passando por museus, pubs, castelos, palácios e igrejas. Nela, está presente desde a tradição aristocrática à modernidade dos jovens. Andando em suas ruas, por exemplo, é possível ver, enquanto se toma um tradicional chá das cinco, jovens com os cabelos mais variados possíveis. Daí a imagem da matriosca: dentro de Londres; há, de certo modo, várias outras cidades, com uma série de cartões postais a cada esquina.

Um pouco da história

Londres é uma cidade bem antiga, possuindo cerca de 2000 anos. Atualmente, é uma das grandes metrópoles do mundo, sendo a capital da Inglaterra, da Grã-Bretanha (região formada pela própria Inglaterra, pelo País de Gales e pela Escócia) e do Reino Unido (região formada pela Grã-Bretanha com o acréscimo da Irlanda do norte). Considerada uma das capitais mais caras para se viver, a cidade é referência quando o assunto é política, cultura e arte do mundo.

Decoração com quadros de Londres

As ruas, a arquitetura no geral ou os pontos turísticos são excelentes fontes de inspiração para incrementar o charme londrino na decoração de sua casa. Você pode optar por utilizar um quadro com pontos turísticos, pendurar alguma frase literária ou uma cena do cinema ou da televisão. Afinal de contas, Londres é cenário de centenas de obras literárias, como as histórias do detetive Sherlock Holmes, além de ter sido a cidade natal de muitos gênios como de distintas artes, como William Shakespeare, Charles Dickens, Agatha Christie e, contemporaneamente, J.K Rowling.

O mais comum quando o assunto é decorar com quadros de Londres é a inserção da imagem de seus principais atrativos. A capital inglesa é uma cidade múltipla e, por isso, tivemos que eleger, nesta primeira parte, alguns pontos turísticos para você emoldurar. Não perca a segunda parte! Nela, exploraremos ainda mais a beleza da terra da Rainha.

Quadro com a London Eye

Também conhecida como “Roda do Milênio” (Millennium Wheel), a London Eye é um dos pontos turísticos britânicos mais famosos e seu quadro pode combinar com praticamente qualquer cômodo da casa. Localizada às margens do rio Tâmisa, a afamada roda-gigante permite uma visão panorâmica da cidade. Sua disposição no décor pode seguir três modelos:

– a tradicional imagem colorida

– o clássico preto e branco

– o espetáculo das luzes de Westminster em contraste com a escuridão da noite

Quadro da Tower Bridge

A ponte da torre é uma das atrações mais visitadas e mais fotografadas. Com inauguração datada de 1894, a ponte foi idealizada para atender as pessoas que moravam naquela região (a oeste de Londres), sendo construída sobre o rio Tâmisa ao lado da Torre de Londres (daí o seu nome!). Por se tratar de uma imagem imponente, é recomendável que ela seja disposta no centro do ambiente, como acima de sofás, na sala de estar, ou de camas, no caso dos dormitórios. Para os amantes de cinema, não podemos deixar de mencionar que a ponte foi destaque em filmes como o Retorno da Múmia e um dos emblemáticos 007.

Quadro do Big Ben

Impossível falar de Londres sem falar do relógio mais famoso do mundo. Apesar de ser rebatizado em 2012 para “Elizabeth Tower”, o nome não parece ter pegado muito e “Big Ben” permanece sendo a forma mais comum que o célebre relógio britânico é conhecido. O nome se refere ao sino instalado no Palácio de Westminster em 1859. Não é um luxo ter uma imagem assim na sua casa?

Outros quadros clássicos de Londres

São também clássicos quando o assunto é quadros de Londres, os quadros com as cabines telefônicas ou com os nomes dos metrôs.

As cabines telefônicas de cor vermelha são praticamente ícones da cidade britânica. Como curiosidade, precisamos contar que essas tradicionais cabines tomaram as ruas de Londres em 1936. Faça as contas aí… é um tempo e tanto.

Outra marca registrada da cidade são as estações dos metrôs que, além de serem super funcionais, possuem também um sentido simbólico. Afinal de contas, ter um quadro com a estação Baker Street é para poucos, não é mesmo? Ou ainda apenas o símbolo do metrô de Londes, o famoso Unferground.

Dica de ouro!

Quadros com o próprio metrô são super interessantes e podem conferir dinamicidade ao ambiente em que forem inseridos.

Não deu vontade de pegar um avião e ver essas atrações com seus próprios olhos? Inspire-se no blog e compartilhe suas experiências conosco nos comentários.

Pin It on Pinterest

Share This

Gostou?

Compartilhe este texto com seus amigos!