As cores costumam ser a maior dúvida das pessoas ao decorar um espaço, embora atuem como elemento chave no design de quadros ou qualquer outro item de decoração. Se em harmonia, garantem um projeto bonito e diferenciado, capaz de impressionar as pessoas. Porém, uma combinação fora dos eixos pode jogar um trabalho por água abaixo e causar desconforto visual.

É por esse motivo que muitas pessoas preferem não arriscar na hora de decorar e optam por cores neutras e clean, como branco, preto, marrom e cinza. A probabilidade de errar é bem menor pois todas elas combinam entre si. Em decoração, porém, as cores são divididas em quentes e frias, e conhecer suas propriedades ajuda a orientar o processo decorativo.

 

Cores Quentes

Texto 5_Foto2

Ligadas ao sol e ao fogo, as cores quentes transmitem a sensação de calor e são consideradas excitantes. Abrangem os diversos tons de amarelo, laranja e vermelho. Embora intensas, tem a característica de proporcionar aconchego aos ambientes se combinadas de maneira correta. Em excesso, podem ser incômodas.

As cores quentes são consideradas tons em movimento justamente pelo fato de proporcionarem variações de tonalidade de acordo com a incidência da luz.

Vibrantes e estimulantes, devem ser usadas com moderação para não influenciarem negativamente no comportamento das pessoas. Até mesmo por isso, não são ideais como protagonistas em áreas de descanso, como quartos, pois podem causar insônia. Mas podem ser usadas em grande quantidade e atuam bem em áreas como cozinhas e salas de jantar – pois podem estimular a fome. Não é à toa que são as cores prediletas dos fast foods.

Cores Frias

Texto 5_Foto1

Ligadas à água, ao gelo e ao céu, elas transmitem a sensação de frio e são consideradas calmantes. É o caso dos tons de verde, azul e violeta. Presentes em abundância na natureza, se usadas na decoração de ambientes internos, trazem para dentro as mesmas sensações que buscamos ao ar livre: leveza, tranquilidade e frescor. No tempo quente, são ótimas aliadas e é muito comum ver essas cores desfilando em diversos modelos de roupas nas ruas durante o verão.

Dentro de casa, em parceria com as cores neutras dão um toque de elegância aos ambientes e podem, até mesmo, influenciar e servir de estímulo ao comportamento das pessoas. Atente-se apenas para a combinação entre elas, que deve ser sutil para não pesar o visual ou brigar com móveis, revestimentos e acessórios. As cores frias são estáticas e devem favorecer o descanso.

*

Seja em qualquer tom ou em qualquer ambiente, a regra básica ao usar cores quentes e frias é a moderação. Como pano de fundo ou detalhes, funcionam em harmonia e dão um toque especial ao espaço. Para uso em paredes inteiras e grandes móveis, é preciso avaliar com cuidado os efeitos que causarão aos usuários do ambiente e também analisar com parcimônia as combinações, de modo a evitar interiores destoados.

 

Que tal criar seu Quadro agora?

Pin It on Pinterest

Share This

Gostou?

Compartilhe este texto com seus amigos!