Muito se sabe sobre quadros decorativos, velas decorativas e outros objetos que podem dar uma repaginada na sua casa e/ou escritório. O que nem todos sabem é que há ainda uma peça que pode ser fundamental para uma boa harmonização de ambiente: o tapete.

Muitas vezes comprado para fins de segurança, sobretudo para quem tem criança pequena em casa, o tapete também pode ser uma maneira infalível de atualizar seu espaço ou uma boa forma de começar a decoração para quem está partindo do zero. Por ser um objeto de cunho pessoal, é necessário aprender a comprar um. Para não errar, siga nossas dicas abaixo para escolher o tapete certo.

Nem demasiadamente grande, nem pequeno demais, o tamanho ideal de um tapete vai variar conforme o ambiente que ele será disposto:

Sala de estar: Nesse espaço, por se tratar de um ambiente que conterá vários móveis (televisão, sofá, estantes, mesa de centro), o tamanho do tapete é muito importante. Não há uma só forma correta de colocar o tapete na sala, mas é importante seguir algumas regras. Pode-se escolher um tapete grande que ocupe todo o centro da sala e fique alguns centímetros embaixo do sofá. Ou ainda, um tapete menor que fique mais centralizado. Nesse caso precisa cuidar para que o final do tapete não fique em um local de circulação que as pessoas possam tropeçar.

Sala de jantar: A disposição clássica é abaixo da mesa de jantar. O ideal é que quando você arrastar a cadeira para sentar, ainda deixe-a localizada em cima do tapete, ou seja, no mínimo 60 cm além do tamanho da mesa. Assim, o tamanho vai variar conforme o tamanho da mesa. Lembre-se que o ideal é deixar cerca de 20 cm, ou mais, abaixo de cada um dos móveis que compõem o ambiente.

Quarto: o ideal é que o tapete seja maior que a cama, para que ao levantar você não pise no chão frio. Mas pode-se também utilizar tapetes menores só nas laterais da cama.

Além do tamanho, é necessário levar em consideração também na hora escolha o formato. Para ambientes clássicos, use o quadrado. Para ambientes mais descontraídos, você pode escolher um modelo redondo. O tapete redondo dá um toque de ousadia ao ambiente, fugindo do padrão do tradicional. Outra opção são os tapetes de pele fake, que possuem o formato bastante irregular e é essa característica que os deixa mais interessantes. Fica muito legal esse tipo de tapete em uma decoração no estilo escandinavo.

Por último, pense na espessura (use modelos de baixa gramatura em ambientes de contínua circulação para evitar que alguém tropece), na composição (pense nos alérgicos da casa!) e na estampa (leve em consideração as texturas e cores já existentes no ambiente).

Por último, uma dica para o uso do tapete em salas: faça a sobreposição de tapetes. Como? Não perca nosso próximo post.

Até lá!

Pin It on Pinterest

Share This

Gostou?

Compartilhe este texto com seus amigos!