Os terrários são uma ótima opção para quem deseja ter um jardim, mas não possui tempo para cuidar ou espaço para montar um. Além de lindos, eles são ótimas peças decorativas, que podem ajudar a tornar qualquer ambiente ainda mais bonito. É muito fácil criar e manter um terrário. Basta apenas um recipiente de vidro, um pouco de terra, plantas e alguns acessórios como pedrinhas e objetos decorativos. Com um pouco de criatividade é possível criar uma peça única, que também requer pouca manutenção.
O primeiro passo para montar um terrário é escolher o recipiente em que ele será montado. Esse deve ser preferencialmente de vidro e pode ser de qualquer tamanho. Entre os recipientes mais utilizados estão aquários, sopeiras, chaleiras, vasos para flores, potes de alimentos e até mesmo luminárias. Procure encontrar um recipiente que seja totalmente transparente e, caso esteja sujo, lave-o com água e sabão.
As plantas mais indicadas para a montagem de um terrário são aquelas que possuem maior resistência e precisam de menos cuidados, como as suculentas. Musgos também podem ser utilizados, pois além de deixar o terrário mais bonito, ajudam a absorver a umidade. Plantas como samambaias, violetas e outras plantinhas pequenas acostumadas a viver em vasos também são muito bem-vindas.
A montagem do terrário
Esse é um momento delicado e, portanto, deve ser feito devagar e com bastante atenção. Comece preparando o fundo com uma mistura de pedrinhas e carvão ativado. Dessa forma será possível controlar a umidade dentro do terrário (lembre-se de utilizar luvas ao manusear o carvão ativado).
Em seguida, você pode colocar uma camada de musgo para aumentar ainda mais o poder de absorção de água e umidade. Por cima do musgo coloque uma camada de terra compatível com as raízes das plantas que serão utilizadas. Cave alguns furos e comece a plantar. Lembre-se de cobrir completamente as raízes das plantas escolhidas e de deixar a terra fofa.
Por fim, você poderá cobrir a terra com uma camada de musgo ou não. Você também poderá, nessa etapa, inserir os objetos decorativos que você separou no início. Esses podem ser pequenos cascalhos, miniaturas de casas, pedras, pequenas cascas de árvore.
Cuidados e manutenção
O terrário não requer muitos cuidados, mas é importante que você o coloque em um lugar em que haja a incidência de luz natural em pelo menos uma parte do dia. Terrários montados em recipientes abertos requerem regas mais frequentes, porém com uma quantidade pequena de água. Já os feitos em recipientes fechados não precisam ser regados, mas de vez em quando é preciso ventilá-los e colocar um pouquinho de água após esse processo.