Se você está construindo ou reformando sua casa, certamente já deve ter ouvido o termo drywall em algum momento. Mas muitas pessoas ainda desconhecem os diversos benefícios que essa tecnologia de construção pode agregar a uma obra, seja na economia de tempo, de dinheiro ou até mesmo na redução de resíduos de construção.

Traduzindo do inglês, o termo drywall significa “parede seca”. Ou seja, essa tecnologia recebe esse nome por dispensar o uso de água para sua produção e montagem, reduzindo, assim, o gasto com esse importante recurso natural. Trata-se de uma chapa, geralmente feita em gesso e com uma cobertura feita em papel cartão, muito leve, prática e maleável. Elas podem ser cortadas em diversos formatos e tamanhos, por esse motivo são ótimas para criar divisórias entre ambientes, forros de teto ou até mesmo para nivelar ambientes.

A aplicação do drywall normalmente é feita por meio da fixação em estruturas de aço, o que economiza tempo e ainda permite que a instalação seja feita com menos mão de obra. Entre as placas de drywall é aplicada um tipo de lã mineral que ajuda no isolamento acústico e térmico do ambiente, além de permitir a passagem de tubulações hidráulicas e elétricas.

Existem, basicamente, três tipos de placas de drywall que podem ser encontradas no mercado. Elas são divididas em três categorias e podem ser diferenciadas pela cor de sua face em papel cartão. São elas:

  • Verde: possui silicones e aditivos que mantém ações fungicidas, permitindo o seu uso em áreas úmidas como cozinha, banheiro e lavanderia;
  • Rosa: possui fibra de vido misturada ao gesso e por esse motivo apresenta maior resistência ao fogo. É ideal para se instalar próximo a fornos, lareiras, fogões e outros locais em que pode haver a propagação de chamas;
  • Branco: esse é o tipo comum e não possui nenhuma característica especial.

É muito caro?

Apesar de parecer caro, o drywall possui um preço bastante acessível se comparado a outros tipos de materiais ou mesmo à construção de uma parede ou forro por métodos tradicionais. Os valores podem variar de acordo com a empresa que se contrata para fazer o trabalho, a qualidade da instalação e a técnica utilizada.

No mercado é possível encontrar o drywall com valores que variam a partir de R$ 70 a R$ 150 o metro quadrado, de acordo com o tipo escolhido.

Posso pendurar objetos no drywall?

Sim! O drywall suporta objetos com até 10 kg com bastante tranquilidade. Assim você pode fixar quadros e outros objetos decorativos sem nenhum tipo de dor de cabeça. Peças de até 18 kg também podem ser penduradas, porém nesses casos a instalação deve ser feita diretamente nos perfis. Para objetos mais pesados recomenda-se o uso de reforços ou mesmo acessórios que ajudem a distribuir a carga. Isso é válido se você deseja pendurar objetos como painéis, TVs e bancadas de pedras.

Viu só como o drywall pode ser uma excelente opção para a sua casa? E você, o que achou? Deixe seu comentário aqui no blog. Até a próxima dica!

 

Pin It on Pinterest

Share This

Gostou?

Compartilhe este texto com seus amigos!