Aprenda algumas técnicas e práticas valiosas para que suas fotos cheguem o mais perto possível de capturas profissionais.

Pesquisar por dicas de fotografia com celular há uma década era algo que tinha como objetivo conseguir alguma boa captura, não necessariamente excelente, dada a qualidade das câmeras dos celulares da época. Ainda bem que a realidade atual é bem diferente!

As lentes que acompanham os smartphones de hoje em dia são suficientes para tirar fotos bem definidas e com uma resolução super bacana, seja para retratos, paisagens, fotos macro ou até mesmo selfies.

Uma prova disso é que as câmeras digitais, até então um item que aparecia na casa de muita gente para recordar momentos especiais, hoje têm bem menos espaço de mercado do que antes, sendo mais destinada aos fotógrafos profissionais e aos entusiastas.

De acordo com um artigo da DPReview , baseado em uma publicação da Nikkei (em japonês), o mercado global de câmeras digitais viu uma queda de 22% na quantidade de unidades vendidas em 2018.

O mesmo artigo da DPReview mostra um gráfico extraído de uma apresentação da The Japanese Camera & Imaging Products Association (CIPA) com o número de unidades vendidas, por mês, em 2017, 2018 e 2019, o que só comprova a queda nas vendas.

Vários motivos contribuem para isso, como a versatilidade e conectividade dos smartphones, mas não podemos deixar de olhar para dois deles com maior destaque: o aumento na qualidade das lentes dos celulares e o custo-benefício proporcionado pelos aparelhos.

É claro que tecnicamente, em termos de qualidade, as câmeras DSLR (Digital Single-Lens Reflex), profissionais e que permitem a troca de lentes, ainda estão à frente, mas os celulares são um bom substituto para quem não trabalha com isso.

Logo, o celular que está em suas mãos agora, enquanto lê este artigo, ou em seu bolso, provavelmente tem uma poderosa câmera fotográfica, cuja qualidade ainda pode ser potencializada com algumas dicas de fotografia para iniciantes.

Está pronto para melhorar significativamente suas capturas? Então continue conosco!

Dicas de fotografia com celular que deixarão suas fotos ainda mais incríveis

Se você quer ter um quadro de foto magnífico em sua sala de estar, quarto ou escritório, seu próprio celular pode ser usado para a captura, com resultados que irão te surpreender!

1 – Descubra o que a câmera do seu smartphone pode fazer

A primeira das dicas de fotografia com celular parece um pouco óbvia, mas faz todo o sentido: tire várias fotos com ele para saber do que é capaz.

É difícil pensar em técnicas mais avançadas se você não entender qual é a capacidade das lentes do seu celular. Portanto, faça testes em diferentes situações: locais iluminados, com pouca luz, ambientes internos e externos, paisagens, objetos que estejam por perto e por aí vai.

Vários modelos permitem que se ative um modo “Manual”, “Pro” ou algo do tipo, que ao invés de deixar a responsabilidade pelos ajustes da captura com o software, permitem que o usuário escolha a velocidade do obturador, o balanço de branco, o ISO e muito mais.

Ao colocar a mão na massa, mesmo que não saiba tão bem o que está fazendo, você conseguirá colocar em prática dicas para tirar fotos profissionais com o celular – ou o mais próximo possível disso.

2 – Tire mais de uma foto

Tão simples quanto parece! Ao tirar mais de uma foto, você conseguirá escolher a melhor delas para o objetivo desejado, seja para postar em suas redes sociais ou para fazer aquele quadro com moldura que você tanto deseja.

Afinal, se até fotógrafos profissionais, com equipamentos caros e robustos, tiram mais de uma foto, é bem difícil conseguir o clique perfeito de primeira, principalmente entre os amadores.

3 – Evite usar o zoom digital

É comum encontrar smartphones cujas câmeras possuem o chamado zoom óptico hoje em dia. Ele funciona por meio da sobreposição das lentes que ficam lá dentro, o que faz com que a imagem seja realmente ampliada, sem perder qualidade, similar ao que fazem as câmeras profissionais.

A capacidade do zoom é informada com um número e um “x” na frente. Por exemplo, o Samsung Galaxy S20 Ultra tem zoom óptico de 4x, ou seja, a imagem pode ser aproximada quatro vezes do objeto desejado sem perder qualidade.

Não há problemas em usar o zoom óptico, já que realmente aproxima a imagem, sem que isso tenha que sacrificar a resolução ou a nitidez, diferente do que acontece com o zoom digital, que é um recurso do software da câmera para simular uma aproximação.

Sabe quando você tira uma foto e a amplia no celular para ver algum detalhe, mas a qualidade da imagem já não é a mesma? Basicamente, é isso o que acontece com o zoom digital e é por isso que deve-se evitar usá-lo.

Se o zoom óptico do seu celular já chegou ao máximo ou o seu modelo não tem essa funcionalidade, tente usar o mínimo possível de zoom digital. Quanto mais intenso ele for, maiores serão as perdas à qualidade.

Vários modelos oferecem um bom zoom óptico hoje em dia, como iPhone 11 Pro (2x) e Xiaomi Mi 10 Pro (2x e 5x), embora outros mais baratos também possam contar com o recurso, como LG G7 ThinQ (3x) e ZenFone Zoom S (2,3x)

4 – Use o recurso de HDR quando disponível

Outro recurso que ganhou muito espaço entre os smartphones é o HDR (High Dynamic Range, ou alto alcance dinâmico), que tecnicamente aumenta o alcance dinâmico da câmera para que ela capture uma maior faixa de luminância.

Parece complicado? Calma, é bem simples: quando o HDR está ativo, os detalhes de áreas mais claras e mais escuras da foto serão destacados, de modo que a exposição fique equilibrada.

Isso significa que se você tirar uma foto do nascer do sol na praia, ao invés de o sol ficar com aquele aspecto “estourado” e a areia ficar quase preta, não haverá tanta diferença assim entre as duas áreas, o que garante capturas muito mais bonitas.

O legal é que essa é uma das dicas de fotografia com celular mais simples, já que basta ativar a função em seu smartphone (caso ela esteja disponível). Então, você pode configurá-la para ficar sempre ativa ou entrar em ação apenas quando o software julgar necessário.

5 – Aprenda o básico da regra dos terços

Sem dúvidas, essa é uma das melhores dicas para tirar fotos profissionais com o celular e também com câmeras DSLR, já que a regra dos terços é um dos fundamentos da fotografia.

Essa é uma técnica que visa proporcionar melhores resultados nas capturas, e seu uso é relativamente simples: basta dividir a fotografia em uma matriz de 3 x 3, ou seja, em 9 quadrados (como em um jogo da velha), e posicionar o assunto que deseja ser capturado nos pontos de cruzamento das linhas.

Se você não é muito bom em imaginar as linhas e suas sobreposições, pode verificar se as configurações da câmera do seu celular trazem algo sobre “linhas de grade” ou algo do tipo. Assim, elas já aparecerão na tela e você conseguirá planejar melhor os cliques.

O legal é que isso vai um pouco contra uma das dicas de fotografia para iniciantes que temos até em nosso inconsciente, de sempre deixar o assunto da captura no centro da foto. Por meio dessa composição descentralizada, elementos importantes podem ser destacados e dar um “quê” a mais.

Porém, isso não significa que você não possa tirar fotos centralizadas, viu? Ainda assim, é legal aprender o conceito para colocar em prática e testar o que fica melhor em cada caso.

6 – Apoie o celular sempre que possível (especialmente no escuro)

Aqui temos outra das dicas de fotografia para iniciantes que é bem simples, mas faz uma diferença danada: tirar as fotos com o aparelho apoiado em algo, seja uma mesa, uma bancada ou uma parede, por exemplo.

O objetivo é fazer com que a foto não fique tremida (é por isso que os fotógrafos usam tripés, aliás), já que qualquer balançadinha, mesmo que leve, pode prejudicar a nitidez da imagem e, assim, sacrificar uma boa parte de sua qualidade.

As câmeras de alguns celulares contam com recursos chamados de OIS (Optical Image Stabilization, ou estabilização óptica de imagem) ou EIS (Electronic Image Stabilization, ou estabilização eletrônica de imagem), ambos com o mesmo propósito de evitar fotos tremidas, um por meio óptico e outro por meio digital.

Porém, nem todo celular conta com essa tecnologia, e mesmo nos que a possuem, o melhor a se fazer é, sempre que possível, apoiar o smartphone em alguma superfície para ter mais estabilidade no momento da captura.

A diferença é bem maior para fotos noturnas e em ambientes com pouca luz, em que a câmera leva o ISO (sensibilidade do sensor de imagem) lá para cima e, por isso, até pequenas tremidas aparecem na forma de ruídos na imagem.

Caso não seja possível apoiar o dispositivo em nenhum lugar, tente manter o braço bem firme. Prender a respiração na hora de capturar a foto também ajuda!

7 – Baixe bons apps de edição de imagens

Para fechar nossa lista com dicas para tirar fotos profissionais com o celular, separamos alguns bons aplicativos de edição de imagens, que te permitem ajustar vários recursos, configurações e filtros, o que costuma ser um bom acréscimo para o editor nativo do seu aparelho. Veja só:

Aplique as dicas para tirar fotos profissionais com o celular e veja a diferença!

Para tirar boas fotos, você não necessariamente precisa de equipamentos profissionais. A solução pode, literalmente, estar em suas mãos neste momento.

Cada uma dessas dicas de fotografia para iniciantes já ajuda a ter resultados muito melhores, e o ideal é que elas sejam aplicadas exaustivamente. Assim, a cada nova tentativa, você terá mais domínio sobre o que está fazendo.

Dessa forma, fotografar pode se transformar em um hobby ainda mais querido no seu dia a dia, seja para tirar fotos de pets na sua casa, capturar imagens sensacionais para o seu quadro lembranças de viagem ou, quem sabe, te mostrar que você pode ter um novo talento – e até ganhar dinheiro com isso.

Ah, além disso, ao aplicar essas dicas de fotografia com celular, você conseguirá capturar momentos marcantes da sua vida de uma forma ainda mais especial. Deixe os quadros decorativos com a gente, da On The Wall, e eternize suas principais lembranças!


Pin It on Pinterest

Share This

Gostou?

Compartilhe este texto com seus amigos!