Madeira, ferro, concreto, tijolo. Pode parecer que estamos falando de uma construção, mas na verdade trata-se de decoração com design industrial.  Esse estilo surgiu na década de 50 em Nova York, quando a população crescia muito rapidamente e as moradias eram escassas. Passou-se a adaptar os espaços antes utilizados como depósitos e fábricas para ambientes residenciais. Os aspectos mais rústicos, como paredes de tijolos, tubulações aparentes ficaram e os móveis foram adicionados criando essa decoração industrial.

O estilo industrial traz os materiais mais “crus”, com aparência de não finalizado e mais sóbrio. Vemos muito piso de cimento queimado e paredes com os tijolos aparentes. A madeira é bastante utilizada, seja no piso ou em mesas de jantar.

Uma paleta de cores mais neutra é parte importante desse estilo. Branco, preto, cinza e marrom são essenciais. Procure abusar dos vários tons dessas cores, desde o mais clarinho até a cor sólida.

A decoração industrial pode parecer um pouco masculina demais, meio fria ou moderna para o seu gosto. Mas você não precisa fazer uma decoração puramente industrial. O segredo é encontrar o equilíbrio perfeito que funcione para você. É preciso balancear os itens que você mais gosta do estilo e inserir outros que são essenciais para você de outros estilos.

Uma vantagem do design industrial é, por ter muitas cores neutras e sóbrias, que ele é facilmente combinável com outras decorações. Misturar itens industriais com ambientes mais rústicos, ou mais boho é uma ótima oportunidade de ter uma decoração única.

As estantes de ferro são muito utilizadas, pois apesar de utilizar um material mais pesado, o móvel fica com uma aparência leve por ser vazado. As prateleiras normalmente são de madeira, mantendo os elementos principais do estilo. Objetos decorativos mais claros, livros e vasos com plantas são ótimas opções para preencher a estante.

Os trilhos de iluminação são os queridinhos desse estilo. Com as lâmpadas direcionáveis, permitem que você crie uma iluminação detalhada e caprichada. Eles podem aparecer em todos os ambientes, desde a sala de estar até no quarto.

Na sala de jantar ou na bancada da cozinha, os pendentes finalizam o toque industrial na decoração. Geralmente de cores bem escuras e de formatos variados, trazem um aspecto urbano e ousado para o ambiente. São muitas opções de pendentes, desde mais simples até aquelas mais diferentes com lâmpadas de filamento.

A decoração industrial é intensa e forte, então escolha elementos chave do estilo e crie uma decoração que seja moderna, sofisticada e com a sua cara.

 

Imagens: Pinterest

Pin It on Pinterest

Share This

Gostou?

Compartilhe este texto com seus amigos!