Enfim chegou a hora de sair de casa, conquistar sua independência e ingressar de vez na vida adulta… mas, e agora? Sair da casa dos pais quase sempre é uma experiência super interessante na vida da maioria dos jovens, mas junto a saída vem muitas dúvidas, principalmente sobre a montagem de seu novo lar.
Seja em um apartamento pequeno, um flat ou um loft, a decoração de ambientes para pessoas que moram sozinhas deve sempre prezar a praticidade. De acordo com a opinião de especialistas, os apartamentos de solteiro quase sempre possuem poucos cômodos, portanto é necessário saber como integrar ambientes e aproveitar ao máximo o espaço disponível, lembrando sempre de não obstruir as áreas de circulação.
Se você mora em um grande centro urbano, é comum que encontre apartamentos com até 30 m², que possuem preços mais em conta, mas que quase sempre contam com apenas um quarto, uma sala, uma pequena cozinha e um banheiro, o que é suficiente para uma pessoa. Vamos descobrir algumas opções para tornar esse ambiente mais interessante.
Ambientes integrados
Em apartamentos com metragens pequenas é bastante comum encontrar ambientes integrados, como a sala e a cozinha, a sala e a sala de jantar e até mesmo quartos integrados com salas. Alguns apês ainda possuem apenas um cômodo que deve abrigar todos os ambientes em um único lugar, que tem apenas o banheiro separado.
Assim, é interessante que você busque explorar a integração desses ambientes da melhor maneira. Por exemplo: em um imóvel com sala e cozinha conjugadas, vale investir em um balcão para fazer as refeições no lugar de uma mesa que só ocuparia mais espaço.
Se você tem apenas um quarto, vale a pena investir em um sofá-cama para a sala. Assim, caso receba visitas, poderá acomodá-las confortavelmente na sala, já que não existe um quarto específico para hóspedes. Essa é uma ótima alternativa para quem gosta de receber amigos ou a família.
Ampliando o ambiente
Quem mora em um apartamento pequeno costuma sofrer bastante devido à falta de espaço para acomodar uma infinidade de móveis e objetos. Nesse caso a dica que eu posso te dar é: desapegue. Isso mesmo, desapegue daqueles objetos que não tem nenhuma serventia e só ocupam espaço. Invista em móveis multifuncionais, também em estantes e prateleiras para acomodar itens decorativos, livros, revistas e o que mais você quiser.
Além de caprichar na escolha dos móveis, outro fator que pode ajudar a deixar o ambiente mais amplo é utilizar cores claras nas paredes, cortinas e até mesmo nos móveis. Esses tons aumentam a reflexão de luz e dão uma sensação maior de amplitude, ideal para espaços pequenos. Ah, a luz natural também é importantíssima nesse quesito, portanto evite obstruir janelas e deixe-as abertas sempre que possível durante o dia.
Criatividade e personalidade
Por fim chega a hora de escolher os itens que farão parte da composição final do ambiente. Nesse momento a dica é abusar da criatividade e escolher itens que reflitam a sua personalidade. Você pode usar um pouco de tudo: quadros decorativos, painéis, recortes de revistas, bibelôs, esculturas, bonequinhos, canecas e o que mais você quiser exibir.
Tome apenas cuidado com a regrinha de ouro dos ambientes apertados: “menos é mais”. Ou seja, procure não encher o ambiente com informações demais, pois isso pode acabar criando uma sensação de bagunça.
Essas foram algumas dicas para quem pretende sair de casa em breve e está em dúvida sobre como decorar seu novo apê. Espero que você tenha curtido e se inspirado.