Comprar ou alugar uma casa ou apartamento para chamar de seu é uma conquista grande, mas que traz consigo inúmeros gastos. Água, luz, internet, gás, condomínio… As contas não param de chegar e muitas vezes impedem aqueles investimentos mais sonhados: a transformação do espaço em um lar doce lar. Se falta dinheiro, não precisa faltar motivação. Com um pouco de criatividade é possível transformar ambientes sem muita graça em um lugar ideal para morar sem gastar uma fortuna. E o melhor: no seu estilo! O uso de paletes e caixotes de feira está em alta e, com eles e outros objetos recicláveis, é possível mobiliar uma casa inteira. Mas se essa não é a sua vibe, fique atento às dicas!

Móveis

Um grande dilema para quem tem pouca grana são os móveis. Planejados se encaixam sempre melhor aos ambientes, mas não encaixam no orçamento. A solução é buscar móveis modulados, que atuam de forma semelhante e são mais em conta. É possível encontrá-los em diversos formatos e espessuras, possibilitando o preenchimento de qualquer espaço sem parecer o samba do crioulo doido. Na internet também é possível encontrar bons móveis e lindos aparadores, mesas e cômodas por preços que você pode pagar. Não subestime uma peça pelo seu estado de conservação. Com lixa e tinta é possível reformar um móvel e deixá-lo com cara de novo. Tecidos para revestimento também são ótimos aliados nesse propósito.

reforma

 

Pisos

Se os azulejos não lhe agradam por conta da aparência antiga ou estampas fora de moda, uma boa solução, que evita a quebradeira e a compra de novos revestimentos, é a pintura com tinta epóxi. Prática e fácil de ser aplicada, vai ser difícil alguém perceber que as peças foram pintadas. Também já existem no mercado diversos modelos de adesivos, que inclusive imitam pastilhas, e podem ajudar a alegrar cozinha e banheiros sem deixar o salário inteiro na loja. Se ainda assim o preço desses materiais não couber no orçamento, o próprio papel contact, adquirido em papelarias, pode ajudar a dar um up nos azulejos. A diferença é apenas a durabilidade – já que, com o tempo, o contact pode começar a se soltar. No piso, algumas soluções tornam a obra ou a reforma menos onerosa. Se a ideia é renovação total, opte pelo piso vinílico adesivo. Pode ser aplicado sobre o revestimento sem necessidade de um instalador. Ainda tá caro? Inove usando piso em borracha. São ideias para ambientes com grande circulação, como cozinhas e banheiros, e podem ser molhados.

 

Texto 2_Foto1

 

Parede

Nas paredes, as formas de deixar a decoração com a sua cara são inúmeras e, neste caso, um pouco de criatividade ajuda bastante. Você mesmo pode fazer quadrinhos com tecido, papéis de scrapbook ou pôsteres grátis da internet. O importante é não deixá-las em branco por falta de dinheiro para adquirir obras de artistas renomados. Papel de parede está pela hora da morte? Não deixe de decorar as paredes por conta disso. É possível aplicar tecido Oxford, de diversos tipos e estampas, e conseguir o mesmo resultado: um visual moderno e diferenciado. A aplicação é simples e usa apenas cola branca e água. Pode ser feita por qualquer pessoa! Um pouquinho de paciência e você terá a parede dos sonhos sem gastar uma fortuna com o papel de parede e o instalador.

 

Texto 2_Foto2

 

Quadros, sim quadros!

Usar quadros decorativos nos ambientes já não é mais questão de luxo. Um quadro é um item essencial que além de dar leveza para a casa, deixa o ambiente mais aconchegante. Você consegue criar o quadro que quiser: da fotografia antiga tão querida que você tem guardado às grandes obras da História da Arte. Agora para se ter um quadro não é mais necessário gastar uma nota.

 

Home office interior.

 

Com essas dicas e disposição, é possível montar seu lar sem precisar apertar as contas e entrar no vermelho. Mãos à obra!

 

Pin It on Pinterest

Share This

Gostou?

Compartilhe este texto com seus amigos!