Quem nunca passou pela situação de ter que parar tudo para fazer uma bela faxina em casa? Ter que ficar um final de semana inteiro dando faxina na casa é algo que tem deixado muitas pessoas por aí de cabelos em pé. Mas, saiba que com um pouco de organização e boas práticas é possível acabar de vez com essa dor de cabeça.

Alguns especialistas em organização apoiam a prática dos micromovimentos de organização. Mas, o que é isso? Trata-se de pequenos movimentos diários que podem ajudar a criar bons hábitos de limpeza e deixar a sua casa longe da bagunça. Abordaremos esse tema nos próximos posts, sendo que em cada um deles falaremos dos principais vilões da bagunça como o guarda-roupas, a cozinha e o home office. Hoje falaremos um pouco mais sobre a sala, quartos e outros ambientes.

Confira as dicas abaixo e fique livre do fantasma da bagunça!

1. Guarde o que for preciso e descarte o que for desnecessário: Essa é uma regrinha bem básica que podemos aplicar a tudo aquilo que chega até a nossa casa, como no caso de cartas e outros papéis que chegam pelo correio. Nesse caso o ideal é ter um lugar para guardar o que for mais importante e descartar o que é desnecessário imediatamente, como propagandas, por exemplo. Evite ficar acumulando papéis que não sejam úteis em sua casa. Enviá-los para a reciclagem é uma excelente opção.

2. Desenvolva o hábito de limpeza. Não estamos falando em “mania de limpeza”, que é algo totalmente diferente. Desenvolver bons hábitos de limpeza é simplesmente procurar não se acostumar com a desorganização. Por exemplo: se você se depara com seu laptop jogado em cima do sofá, mas o lugar dele é em cima da mesa, coloque-o lá. Evite deixar as coisas jogadas em qualquer canto. Defina um lugar para cada objeto e sempre que retirá-lo de lá, devolva-o. Essa atitude simples ajuda a sua casa a ficar muito mais organizada.

3. Mantenha uma mesinha ou aparador próximo à entrada de sua casa. Esse móvel poderá servir para apoio de bolsas, chaves e pequenos pacotes que trazemos para casa no fim do dia, até que esses sejam colocados em seus devidos lugares. Dessa forma você evita jogar cada coisa em um canto, o que volta e meia é o principal motivo das chaves perdidas dentro de casa.

4. Livre-se daquilo que não presta mais: Sabe aquele cabo de carregador de um celular que você nem possui mais, ou aquele eletrônico que está com defeito e que você não tem a menor intenção de mandar consertar? Objetos como esses só servem para ocupar espaço e acabar “entulhando” nossas casas. Procure um local adequado para descarte e livre-se deles. Você também pode doá-los para alguém que precise ou tenha interesse em fazer os reparos.

5. Mantenha seu banheiro sempre limpo: Nada pior do que entrar no banheiro e encontrá-lo todo sujo, não é mesmo? Portanto procure desenvolver o hábito de limpar imediatamente tudo que você sujou ao usá-lo, como a pia e o vaso sanitário. Restos de pasta de dentes na pia, cabelos e objetos jogados são detalhes que deixam o banheiro bagunçado. Roupas sujas espalhadas por todos os lados, como na maçaneta da porta também não pode! Utilize um cesto para colocar as roupas sujas até a hora de lavá-las e instale um gabinete com gavetas para manter tudo que você deixa no banheiro sempre em ordem.

Essas foram algumas dicas de organização que escolhemos especialmente para você. No próximo post continuaremos a falar de outros ambientes da casa. Até breve!

Pin It on Pinterest

Share This

Gostou?

Compartilhe este texto com seus amigos!