Composta por uma maravilhosa mistura de cores, padrões, elementos místicos e da natureza, a decoração africana prova a cada dia que é uma tendência que veio para ficar e hoje em dia é muito utilizada por quem deseja criar um ambiente rústico e fora do tradicional, inspirado nos safáris da África. O continente africano é uma imensa fonte de inspiração para designers e arquitetos, que procuram nas maravilhosas paisagens e na riqueza da cultura popular, elementos que farão parte da composição dos mais variados tipos de ambientes.

A variedade cultural da África é explorada em mercados como o da moda, da decoração e também na produção cultural, como em Hollywood, que sempre procura cenários para seus filmes nas imponentes selvas africanas. No mundo da decoração, a inspiração africana permite criar ambientes repletos de simbologias, compostos por elementos que são sagrados para algumas tribos, como o elefante, que é tido em algumas partes da África como um símbolo de poder soberano, devido a sua imponência. Deuses da cultura afro também são bastante utilizados na decoração de ambientes. Máscaras, carrancas, tambores, lanças e estátuas são muito procuradas por quem deseja montar uma legítima decoração africana.

Há inúmeras maneiras de se compor uma decoração em estilo africano, porém é muito importante ter cuidado para não tornar o ambiente muito “carregado”, ou seja, você deve sempre buscar o equilíbrio, já que todos os elementos devem estar em harmonia. Alguns elementos ajudam a montar uma decoração africana moderna e cheia de estilo, são eles: adesivos de parede, tapetes e tecidos com estampas africanas. Os adesivos de parede feitos sob medida podem ser encontrados facilmente em gráficas e lojas especializadas. Procure por grafismos como tribais, que combinam muito bem com esse tipo de decoração.

Os tapetes são peças fundamentais e podem ser exibidos no chão ou mesmo pendurado nas paredes. Tapetes artesanais feitos por tribos nativas são muito desejados, porém pode ser um pouco complicado consegui-los. Para harmonizar, procure por almofadas e tecidos com estampas que sigam os mesmos padrões do tapete escolhido. Se o ambiente ficar muito carregado, alguns elementos em cores neutras podem ajudar a amenizar.

Algumas peças-chave podem ajudar a criar uma decoração em estilo africano sem que você tenha que remodelar toda a sua casa. Aposte em uma capa de sofá com estampas étnicas africanas, almofadas também são uma ótima opção. Escolha um ou dois elementos como esculturas ou luminárias africanas e harmonize com o restante do projeto.

Tenha sempre muito cuidado com o excesso de estampas. O colorido africano, aliado aos tons terrosos típicos desse estilo podem formar uma composição exótica e muito interessante, porém como já dizia o velho ditado “menos é mais”, tome cuidado para não exagerar, pois o excesso de estampas pode se tornar cansativo ao longo do tempo.

Pin It on Pinterest

Share This

Gostou?

Compartilhe este texto com seus amigos!