O Japão é mesmo um lugar fascinante. Com sua cultura milenar e uma população que até hoje segue os princípios de seus antepassados, o país tem influenciado pessoas de muitas outras culturas, que levam os detalhes japoneses como a moda, a arquitetura, a comida e até os hábitos do dia a dia para seus países de origem.
Na decoração não poderia ser diferente. Minimalista, o estilo japonês de decorar é alicerçado em milênios de tradição. A atenção aos detalhes é uma parte imprescindível dos japoneses, que também apostam em valores como a praticidade e a funcionalidade, já que no Japão as pessoas estão acostumadas a viver em casas e apartamentos pequenos. Alguns chegando até mesmo ao ponto de fazerem suas refeições, estudarem e dormirem em um mesmo cômodo.
A valorização do essencial
Desde os tempos antigos a cultura japonesa vem valorizando o que é o essencial: a sabedoria no lugar do material. As casas japonesas possuem um design simples e minimalista, sem excessos ou abusos em nenhuma parte. Cores claras, grandes portas e janelas ajudam a permitir o máximo da entrada da luz natural e deixam o ambiente ainda mais iluminado. Como o espaço livre é algo quase sagrado, as portas quase sempre são de correr e podem ter no lugar de vidros o tradicional papel de Kozo, que é bastante resistente e pode ser branco ou estampado.
O estilo japonês moderno
Apesar de parecer que o estilo japonês é algo extremamente centrado e que nunca mudou ao longo dos séculos, é possível encontrar pessoas que buscam a cada dia reinventar o que é tradicional e nos trazer novas leituras, o que faz com que a decoração japonesa moderna esteja sempre em constante transformação.
Um designer japonês conseguiu trazer uma dessas novas visões ainda aos 24 anos de idade. Seu nome é Oki Sato e foi criador da Filosofia Nendo, uma escola que causou um imenso impacto no mundo da arquitetura e da decoração, transformando-se em um dos mais importantes movimentos do estilo japonês moderno.
Essa filosofia busca até os tempos atuais a reinvenção do tradicional minimalismo japonês, por meio de uma celebração entre o significado da interação entre as pessoas e objetos, além da celebração dos pequenos momentos da vida. Ela também é norteada por princípios como a elegância, a funcionalidade e a tridimensionalidade.
Como compor uma decoração japonesa
Alguns elementos são fundamentais em um ambiente em estilo japonês, mas sempre devemos lembrar dos princípios como a simplicidade e a praticidade nesse momento. O minimalismo e o forte apelo ao uso de elementos naturais também podem ajudar a compor um ambiente muito mais harmonioso.
Use tatames e futons no lugar de sofás e poltronas. As camas também podem ser mais baixas e o colchão colocado diretamente sobre um tatame ou sobre um pequeno suporte que seja próximo à altura do chão. Flores podem ser utilizadas por todos os lados, sejam flores naturais em vasos ou peças com estampas florais como almofadas e colchas para as camas. Luminárias redondas também ajudam a compor o ambiente e deixam a iluminação mais difusa.
E você, gostou do estilo japonês?
Belos arranjos.