Hoje falaremos um pouco sobre o estilo oriental de decoração. Esse estilo consegue mesclar praticidade, beleza e harmonia, o que torna esse tipo de decoração ideal para todos os tipos de ambientes. Detalhes presentes nas culturas de diversos países do oriente como a China, o Japão, a Malásia, a Tailândia e a Índia criam uma atmosfera mística e são capazes de transmitir uma sensação de tranquilidade, paz e relaxamento, perfeito para quem deseja se livrar um pouco do cansaço depois de um corrido e estressante dia de trabalho.
Alguns objetos e elementos fazem toda a diferença nesse estilo de decoração. Porém, é importante definir alguns pontos básicos como o país que lhe servirá de inspiração. Cada região possui alguns pontos específicos, por exemplo: na China é muito comum o uso de cores fortes como o vermelho, o dourado e o preto na decoração. Além disso, elementos com desenhos tradicionais como o dragão podem ser encontrados por todos os lados.
Já o Japão procura por uma decoração mais equilibrada, composta por tons mais neutros e naturais. Além disso, o uso de poucos objetos decorativos cria um ambiente mais organizado. Em países como a Índia e Malásia é comum o uso de imagens de deuses e outros objetos carregados de simbolismos, como estátuas de elefantes que são vistos como um animal sagrado pelos hindus.
O estilo oriental também possui alguns elementos que são quase obrigatórios, como os biombos, tatames e futons. Biombos são ótimas opções para dividir ambientes com muita elegância. Eles são feitos geralmente em bambu e podem ser encontrados pintados ou na cor natural do bambu. Papéis de seda com imagens de flores, borboletas e outros elementos típicos orientais podem compor o ambiente.
Os tatames são utilizados na cultura oriental há vários séculos e além de agregar beleza e simplicidade ao ambiente, carregam consigo um grande simbolismo. Usados inicialmente pela nobreza, eles foram se tornando populares a partir do século XVII e hoje são muito utilizados, principalmente no Japão. Feito na maioria das vezes com fibras de arroz, é bastante confortável e pode ser utilizado para se sentar ou até mesmo dormir.
Futons também se destacam, uma vez que a decoração oriental é quase sempre composta por móveis bem baixos, quase ao nível do chão. Camas formadas por futons sobre tatames são perfeitas para compor esse estilo. Além disso, eles podem ser encontrados nos sofás das salas e até mesmo nas tradicionais mesas baixas, típicas da cultura do oriente.
O jogo de chá
O chá é um elemento presente na cultura oriental há milhares de anos. Por esse motivo, em um ambiente decorado nesse estilo não pode faltar um delicado jogo de chá, que pode ser feito em cerâmica ou porcelana. Invista em peças trabalhadas e que combinem com os demais elementos da decoração.
A flor de cerejeira
Outro elemento típico da cultura oriental é a flor de cerejeira. Ela carrega diversos simbolismos como a renovação da vida, o amor e a felicidade. É comum encontrarmos a flor de cerejeira em diversos detalhes de ambientes decorados em estilo oriental. Uma boa dica utilizá-la é nos papéis de parede, adesivos e jogos de cama, que podem ser feitos em tecidos delicados como a seda e o algodão.
Que tal “orientalizar” sua decoração? Coloque em prática e conte para nós nos comentários.