Na hora de decorar um ambiente surgem várias dúvidas, não é? Quando o assunto é decoração com quadros, então, é importante considerar alguns fatores para fazer as escolhas mais apropriadas para o ambiente ao qual ele se destina. Uma tendência cada vez mais corrente no mundo da decoração são os quadros mosaicos.  O mosaico é um quadro no qual há vários fragmentos unidos. Os pedacinhos podem ser de azulejo, tecidos, ladrilhos. A ideia principal ao compor este quadro é deixar os itens unidos com certa simetria. As imagens, geralmente, remetem a paisagens e cenas do cotidiano, mas há também mosaicos com uma temática mais abstrata. Vale ressaltar que há ainda os mosaicos de quadros, que são quando se reúnem duas ou mais obras de arte para formar uma unidade, completando-se ou não. Esta tendência fornece um tom moderno ao ambiente e está em alta. No post de hoje, veremos como utilizar os diferentes tipos de mosaico na decoração de ambientes.

Uma vantagem do uso de mosaicos na decoração é que este tipo de quadro cai bem tanto em ambientes mais sérios, como escritórios e salas de reuniões, quanto em ambientes mais leves e descontraídos, por exemplo, quartos, salas, cozinha. Tudo dependerá da forma como este item ficará disposto e das especificidades do ambiente. Uma dica muito valiosa na hora de decorar o ambiente com mosaico é prestar atenção em alguns detalhes, sobretudo, na parede. O ideal é que ela seja lisa, sem papel de parede ou textura. Quanto à cor, não há problemas, desde que não seja colocado um quadro muito colorido em uma parede com cor forte. Caso o ambiente seja mais pesado, é bom usar um quadro com tom mais suave. Pense sempre no contraste! Paredes brancas são ótimas neste momento, pois aceitam várias possibilidades.

Usando três a cinco painéis

Como vimos, há ainda a possibilidade de montar um mosaico com quadros, porém na hora de selecionar os quadros que irão compor o mosaico, surgem algumas dúvidas. É preciso que eles formem uma única figura? As imagens devem ser apenas de pintura em telas? De que forma afixar os quadros na parede? Bem, vamos aos poucos!

Você poderá utilizar tanto quadros que se completam e formam uma única figura quanto quadros diferentes. Caso opte pela segunda opção, para que fique harmonioso, defina ao menos um elemento padrão para os quadros, por exemplo, a cor ou o estilo. Caso escolha a primeira opção, cuide para que haja harmonia entre o quadro e o ambiente em que ele será inserido. Em ambos os casos, não se deve “poluir” o ambiente, já que os quadros ocupam mais espaço.

Quadro escolhido. Qual a melhor forma de pendurá-lo na parede? A primeira coisa é pensar na simetria, pois é isso que dará mais harmonia à sua composição. Você poderá formar um quadrado, um losango, espiral ou, dependendo do ambiente, até um coração. Ouse! A sua casa ficará mais aconchegante se tiver o seu estilo!

Quadros com foto dividida

Uma opção linda são os quadros com foto dividida. Como o nome já diz, a fotografia é fragmentada, gerando um conjunto de quadros. Estes quadros dão um toque intimista, caso sejam de fotos da família. Caso sejam compostos por fotos de paisagem também caem muito bem para decorar a sala, por exemplo.

Quadros múltiplos

Os quadros múltiplos são quadros individuais que unidos formam uma imagem coerente. Caso você disponha de um espaço grande na parede, pode optar por este tipo de quadro. Eles deixam o ambiente deslumbrante e muito sofisticado. Tome cuidado apenas para que o local não fique pesado. Combine bem as cores e suas tonalidades!

Quadros dípticos

Os quadros dípticos são aqueles formados por duas imagens que apresentam a mesma linguagem e formato. Para que se encaixem bem no ambiente, é bom deixá-los centralizados e com uma certa distância um do outro (recomenda-se pelo menos 5 cm). Eles dão um ar de sofisticação ao ambiente.

Quadros trípticos

Este tipo de quadro segue o mesmo estilo do anterior, mas agora são três imagens na composição. Ele é um dos queridinhos, pois traz um toque moderno para o ambiente. Você gostou, mas acha que o espaço que dispõe é muito pequeno para esta composição? Experimente uma configuração tríptica com quadros de 30 cm cada. Assim você não sobrecarrega o seu ambiente e aproveita o espaço livre para dar vida a ele.

Como tudo que envolve decoração com quadros, você pode brincar também com as molduras, explorar as técnicas de alinhamento, combinar diferentes cores (mantendo sintonia) e se divertir com a mistura de quadros juntos a outros objetos. O que vale é um toque de criatividade e personalidade! Inspire-se no blog e compartilhe suas experiências conosco nos comentários.

Pin It on Pinterest

Share This

Gostou?

Compartilhe este texto com seus amigos!