Apesar de parecer algo simples, decorar uma casa é algo que exige muito planejamento e organização, caso contrário o resultado será uma imensa bagunça. Pensando nisso, muitas pessoas optam por contratar um designer de interiores para montar a melhor composição de acordo com o estilo desejado e o tamanho do espaço disponível. Porém, se você pretende se arriscar nesse maravilhoso universo e montar a decoração por conta própria, separamos algumas dicas que irão ajudar (e muito!) na composição de sua primeira decoração. Vamos lá?

1. Falta de planejamento

É quase impossível pensar em decoração sem lembrar de planejamento. Afinal, é extremamente importante que você tente conciliar as suas ideias com as possibilidades que o espaço lhe oferece. Dessa forma, procure colocar no papel as suas ideias. Busque alternativas, escreva, desenhe, utilize a sua imaginação e tenha sempre em mente o resultado que deseja obter, assim você evita o problema de ter que refazer tudo no final das contas, pois descobriu que o ambiente se tornou uma verdadeira bagunça.

2. Não medir o tamanho dos móveis

Esse erro é muito mais comum do que você imagina, pois na hora de escolher os móveis a empolgação às vezes fala mais alto que a razão. Assim as pessoas acabam escolhendo itens que ocupam muito espaço ou simplesmente não cabem no ambiente. Para evitar esse problema, lembre-se sempre de medir tudo, inclusive o ambiente disponível para eles. Vale também utilizar fita adesiva e demarcar o espaço que cada um ocupará. Lembre-se também de escolher produtos que não ocupem toda a área de circulação do ambiente. Móveis muito grandes também podem fazer com que os cômodos pareçam menores.

3. Itens da moda (compras por impulso)

Itens da moda estão entre os assuntos que requerem maior atenção na hora de decorar. Muitas vezes eles fazem sucesso por apenas uma temporada, porém após algum tempo podem simplesmente passar a não ter mais sentido dentro de um determinado ambiente. Por isso, na hora de comprar itens como louças, produtos de iluminação, acabamento e até mesmo os móveis, tome cuidado para não escolher algo que esteja “na moda” naquele momento, pois em alguns casos somos atraídos e os compramos por impulso e essa tendência um dia pode simplesmente passar.

4. Tapetes

Diferente dos carpetes, os tapetes são feitos para cobrir apenas uma área dentro do ambiente. Assim, você deve evitar que eles fiquem em locais em que atrapalhem a circulação de pessoas, a movimentação de cadeiras e outros objetos, ou ocupando toda a área disponível do piso.

5. Estilos diferentes em um mesmo ambiente

Apesar do tempo pós-moderno em que nós vivemos, em que se pode fazer de quase tudo, misturar estilos diferente em um mesmo ambiente pode ser algo interessante, porém na maior parte das vezes o resultado é catastrófico. Por isso tome muito cuidado ao fazer esse tipo de combinação, pois pode parecer que você não sabe o que realmente quer para aquele espaço.

Gostou dessas dicas? Então não deixe de aplicá-las em seu próximo projeto de decoração!

Até o próximo post!

Pin It on Pinterest

Share This

Gostou?

Compartilhe este texto com seus amigos!