Do clássico ao moderno, você pode ter um quadro exatamente como deseja, inclusive na moldura!

Alguns elementos decorativos de casas, apartamentos, escritórios, salas comerciais e outros ambientes parecem ser atemporais, e o quadro com moldura certamente está neste seleto grupo.

Se você for na casa de um designer de interiores millennial, provavelmente encontrará alguns deles pelas paredes. Se a visita for na casa de um executivo de mais idade, também deve avistar alguns deles. Não podemos esquecer também daqueles que quase sempre estão nas paredes das casas de nossas avós!

Com isso, já podemos ver que os quadros emoldurados são super democráticos e se adaptam a diferentes estilos e personalidades, mas eles reúnem muitas outras vantagens além dessas, o que faz com que eles sejam ótimas opções para deixar qualquer ambiente com a sua cara – até mesmo literalmente.

Continue conosco para entender como esses itens decorativos podem ser a solução ideal para o que você procura!

Quando surgiram os quadros com moldura?

Com certeza, um dos motivos que o ajuda a ser um elemento tão democrático é seu tempo de existência, já que o quadro com moldura já existe há muitos séculos, desde o Egito Antigo e a Grécia Antiga, época em que eram usados em pinturas em cerâmica e em paredes para criar seções em determinadas cenas.

Acredita-se que as molduras mais antigas existentes são as que envolviam os Retratos de Faium, tipo de retrato realista pintado sobre madeira em múmias egípcias no Egito romano, que existem desde o final do século I a.C. e o início do século I d.C., ou seja, lá se vão mais de dois mil anos!

Esses quadros de estuque podem ter sido usados para pendurar os retratos do dono da casa até o momento do seu falecimento, quando o retrato passava a ser colocado sobre a múmia.

Outra teoria sobre o assunto é que os retratos eram pintados perto da morte da pessoa e, então, carregados pela cidade em uma procissão fúnebre antes que o corpo fosse levado para o embalsamador.

Quando falamos sobre as molduras esculpidas em madeira, como conhecemos hoje, os primeiros registros são bem mais “atuais”, já que datam dos séculos XII e XIII na Europa.

De acordo com a revista Picture Framing Magazine[1] , essas pinturas antigas emolduradas eram feitas em uma única peça. A área a ser pintada era esculpida, deixando uma borda elevada para enquadramento ao longo da borda externa, como em uma bandeja.

A peça inteira, então, era engessada e pintada de dourado. A pintura da imagem na tela plana era a última coisa a ser feita na obra de arte. Veja só quanto trabalho para ter um quadro com moldura dourada!

Embora isso não tenha sido comentado no artigo da revista, podemos supor que essa influência fez com que muitas molduras fossem pintadas com detalhes dourados, algo bem comum em quadros um pouco mais antigos, mas que existe até os dias de hoje.

Felizmente, o processo é bem mais simples hoje em dia e podemos emoldurar praticamente tudo o que quisermos com facilidade, mas é interessante saber quais são as raízes históricas de algo tão presente em nosso cotidiano.

Como escolher um quadro com moldura?

Aqui na On The Wall, este é um processo super simples e agradável, que pode ser feito em questão de poucos minutos. Vamos dividir nossa explicação em dois passos simples:

Escolha da imagem

Aqui, a variedade é virtualmente infinita. Você pode fazer um quadro de foto especial, como aquela que foi tirada nos preparativos do seu casamento, em uma viagem com a família ou até mesmo aqueles retratos espontâneos com poses únicas.

Até as fotos de pets são ótimas pedidas para decorar a sua casa, apartamento ou qualquer outro ambiente que desejar, com imagens que realmente refletem a sua personalidade e remetem a ocasiões significativas da sua vida.

Se você está sem criatividade para escolher entre fotos pessoais ou deseja ter um quadro com moldura diferente do que está acostumado, também pode escolher entre as fotos e imagens de nossos artistas, que retratam desde pontos turísticos mundialmente famosos a criações digitais incríveis.

Escolha da moldura

Finalmente chegamos à parte indispensável da escolha de um quadro com moldura: a própria moldura!

A On The Wall tem a Moldurarte como parceira, que existe desde 1961. Sua produção era destinada inicialmente ao mercado da cidade de São Paulo, mas hoje a empresa é sinônimo de molduras de madeira de alta qualidade em todo o país e até mesmo no exterior.

Todas as molduras possuem certificação FSC (Forest Stewardship Council, ou Conselho de Manejo Florestal), o que significa que a madeira utilizada em sua confecção é oriunda de manejo responsável e, portanto, ambientalmente adequado.

Aqui, você pode fazer o quadro com moldura exatamente como deseja. São mais de 10 tipos de moldura, que se adequam a diversos estilos e propostas de decoração de ambientes.

Se gosta de algo moderno, você pode optar por um quadro com moldura preta ou por um quadro com moldura branca, que estão super em alta hoje em dia e casam muito bem com propostas inovadoras.

Caso seja da turma dos clássicos, pode ficar com um quadro com moldura dourada, mais ou menos naquele estilo tradicional que comentamos anteriormente, o que certamente dá um toque de classe e elegância a qualquer imagem.

A moldura também pode ser marrom, prateada ou bege, entre outras cores e estilos que você encontra aqui na On The Wall.

Fala sério: em meio a tantas opções, com certeza o quadro com moldura de madeira que você sempre sonhou poderá se transformar em realidade!

Ah, a imagem fica protegida por um acrílico cristal de 2 mm, escolhido com muito carinho por sua resistência a impactos, leveza e transparência, o que o torna um material melhor que o vidro para esta aplicação.

Quadro com moldura de madeira: elegância que atravessou os séculos

Mesmo sendo algo que já existe há tanto tempo, as molduras em madeira agradam a todos os estilos, dos clássicos aos modernos, dos coloridos aos neutros, dos desenhos esculpidos às molduras planas. É ou não é uma opção verdadeiramente democrática?

Agora que você já sabe a origem desses quadros, elementos que acompanharam as novidades e ainda se mantêm super atuais, que tal fazer o seu quadro com moldura aqui na On The Wall? Assim, você conseguirá ter algo que reflete sua personalidade em todos os sentidos – inclusive na moldura!


Pin It on Pinterest

Share This

Gostou?

Compartilhe este texto com seus amigos!