Londres e Paris são, praticamente, as cidades mais turísticas da Europa, oferecendo uma gama de atrações que deixa qualquer turista em profunda indecisão do que visitar primeiro. Aliás, com o Eurostar, o trem que ligas as duas metrópoles, é possível ter as duas experiências sem ter que abrir mão de uma delas. Você já sabe que a beleza dos pontos turísticos londrinos pode ser incrementada também na decoração da sua casa, não é mesmo? No post de hoje, você verá o charme da capital francesa no décor. Confira a seguir!
A cidade da luz
Conhecida como cidade luz, Paris se tornou referenciada, ao longo do tempo, como centro das artes, do bom gosto, do refinamento. Viajar para a cidade parisiense é, no senso comum, sinônimo de romance e de luxo. A referência à luz, entretanto, é contraditória: alguns acreditam que o epíteto tenha a ver com o fato de a cidade ter sido uma das primeiras a possuir uma iluminação urbana; outros têm uma explicação filosófica devido ao fato de a cidade abrigar o Iluminismo, famoso movimento intelectual europeu no século 17 que revolucionou os vários campos do saber. Assim, a cidade seria chamada de “cidade luz” ou “cidade da luz” pela atração que exercia nas mentes iluminadas de grandes filósofos e artistas que para ali se decidiam viver. Mito ou verdade, o fato é que personalidades como Van Gogh, Picasso, Santos Dumont, Chopin se mudaram para Paris.
Um pouco de história
Se pudéssemos eleger algumas palavras-chave para definir Paris, certamente poderíamos pensar em arte, cultura, história e tradição. O apreço à arte parece estar presente em cada esquina parisiense. Dizem que “em Paris não se faz um poste para segurar uma lâmpada, por exemplo, se faz uma obra de arte na qual tem uma lâmpada”. Assim, faz parte da cultura da cidade ter um senso estético, o que pode ser visto na arquitetura geral da cidade. Seja um prédio ou uma ponte, tudo parece ser projetado com um tom artístico. A história e a cultura são, por sua vez, a base de Paris: de áreas históricas, de centros de cultura a encantadores pontos turísticos, passando por museus, castelos, palácios e igrejas. Aliás, seus atrativos podem dar belos quadros com pontos turísticos, além de, quase sempre, se tornarem mimos de souvenir. Anualmente, cerca de 44 milhões de pessoas visitam Paris e os seus arredores na França. Com isso, a cidade tem se tornamos uma das mais visitadas do mundo.
Decoração com quadros de Paris
As ruas, a arquitetura ou os pontos turísticos são excelentes fontes de inspiração para incrementar o charme da capita francesa na decoração de sua casa. Você pode optar por utilizar um quadro com pontos turísticos ou pendurar alguma frase literária, se guiando, assim, por algum clássico da literatura universal que passou pelas ruas de Paris, como Emile Zola, Honoré de Balzac, Victor Hugo, Alexandre Dumas, Stendhal, Gustave Flaubert ou Marcel Proust.
O mais comum quando o assunto é decorar com quadros de Paris é a inserção da imagem de seus principais atrativos. Como é impossível citar todos os pontos turísticos da cidade, fizemos uma seleção dos mais famosos. Se o seu favorito tiver ficado de fora, não se acanhe: conte para nós nos comentários.
Quadro com a Torre Eiffel
A Torre Eiffel é uma construção de nada mais nada menos que 300 (trezentos!) metros de altura. Sua construção foi realizada para a Exposição Universal de Paris em 1889 e a idealização do projeto foi feita por Gustave Eiffel. Símbolo representativo de Paris, ter quadro com essa imagem no centro da sala de estar é conferir estilo e elegância ao ambiente. O arranha-céu fica bonito como quadro decorativo de qualquer jeito. Seja em cores ou em preto e branco.
Quadro com a catedral de Notre-Dame
Para os amantes de História, nada como um quadro com a célebre catedral de Notre-Dame, construída às margens do rio Sena. Marcada pelos elementos góticos, a catedral é uma das mais antigas do mundo.
Quadro com paisagens
Se em Londres, temos os famosos quadros com a Tower Bridge, aos pés do rio Tâmisa; em Paris, nos arredores do belíssimo rio Sena, temos, além da catedral de Notre-Dame, outros belíssimos cartões-postais como a ponte Alexandre III e o Jardin des Tuileries.
Aliás, Paris tem outras pontes que também merecem ser emolduradas como a Ponte das Artes e a Ponte Neuf (Ponte Nova). Sobre estas, há uma interessante curiosidade. No caso da Ponte Neuf, apesar de seu nome remeter ao novo, ela é uma das pontes mais antigas de Paris. Paradoxal, não? A Ponte das Artes também tem um fato peculiar: considerada uma ponte romântica, nela, os apaixonados penduram cadeados com os nomes do casal escritos no metal.
Quadro com o Museu do Louvre
O Louvre é um dos museus mais famosos do mundo, abrigando obras clássicas do universo da arte, como as telas de Michelangelo, Caravaggio, Velázquez e Delacroix. Das estátuas gregas, passando pelos túmulos egípcios e pela célebre Mona Lisa, de Leonardo DaVinci, o Louvre é um dos aqueles espaços em que é impossível se entediar. Segundo o imaginário popular, o museu é tão grande que se cada turista ficasse 1 minuto vendo cada obra, ele levaria 3 anos para ver tudo. Incrível, não é?!
Os metrôs são praticamente marcas registradas de grandes metrópoles e em Paris não é diferente: a cidade luz tem o sexto metrô mais usado no mundo tendo cerca de 1,5 bilhões de passageiros. E é claro que suas estações dão belíssimos quadros.
Para terminar, não podemos deixar de falar do fato de Paris ter os melhores cafés do mundo e uma intensa vida boêmia. Além, claro, de uma gastronomia de peso. Tudo isso pode ser tema de seu quadro decorativo de Paris.
Não deu vontade de pegar um avião e ver essas atrações com seus próprios olho ou de pendurar todas na parede da sala?! Em breve, falaremos de outra instigante cidade a ser emoldurada. Inspire-se no blog e compartilhe suas experiências conosco nos comentários.