As filosofias de vida e/ou as correntes religiosas têm ganhado espaço no mundo da decoração contemporaneamente. Muitos são os que desejam externalizar sua fé inserindo no décor elementos, ou mesmo os ensinamentos que se acredita por meio, por exemplo, de acessórios decorativos ou quadros. Há os que acreditam, inclusive, que a presença desses elementos é capaz de transformar a energia do ambiente. Para além do plano espiritual, isto é, no plano material, esses itens são muitos bem-vindos também quando o assunto é decorar com pessoalidade e estilo. Pensando nisso, o tema de hoje é dedicado aos quadros zen.

Grande parte da população brasileira, para não dizer do mundo todo, professa alguma fé. Para você ter uma noção, em 2017, segundo estudos demográficos, 94% da população mundial se declarou adepto a algum tipo de religião. E o que isso tem a ver com quadros decorativos? Tudo. A busca de significados e explicações a partir das religiões pode refletir na escolha de tipos de decoração. É perfeitamente possível, por exemplo, se criar uma decoração budista a fim de exteriorizar essa crença. Do mesmo, é possível inserir quadros decorativos religiosos no ambiente por apreciação estética sem fins devocionais. Independentemente de sua fé, veja como um quadro das filosofias orientais fica um charme!

Quadros Hamsá

Hamsá é um amuleto de proteção contra o mau-olhado, sendo frequentemente utilizado em brincos, cordões, pulseiras, chaveiros, amuletos e até tatuagens. No judaísmo, Hamsá é atribuído à mão de Miriam, irmã de Moisés, sendo considerado um componente de proteção. Como curiosidade, vale dizer que seu uso é muito comum em gargantilhas ou na porta das casas e carros. No islamismo, é um artefato também conhecido como “Mão de Fátima”, representando a mão da filha do profeta dessa religião, Maomé. A imagem é associada aos mandamentos fundamentais, que são cinco como a quantidade de dedos de uma mão, que os muçulmanos precisam cumprir. O elemento aparece também no budismo, sendo chamado de “Abhaya Mudra” e tendo como principal significado o destemor, virtude extremamente valorizada nessa filosofia.

Caracterizada por representar o desenho de uma mão direita simétrica, tendo um olho ou outros símbolos no meio de sua palma, na decoração a mão de Hamsa aparece de várias cores, mas a sua disposição mais comum é em P&B. Um quadro com a Hamsá pode ser colocado em praticamente todos os ambientes, entretanto, a sua disposição é mais adequada em cômodos mais tranquilos e confortáveis, como quartos, salas, áreas de lazer cobertas e espaços para práticas meditativas.

Quadro om

Falando em meditação, outro tipo de quadro bem interessante é Quadro om. Com origem no sânscrito, o “om” ou “aum” é um símbolo sagrado no hinduísmo que, em linhas gerais, tem como significado ser “aquilo que protege”. Além disso, acredita-se que a sílaba deu origem às demais letras/palavras – aproximadamente ao “Alef” no alfabeto hebraico. Sua imagem corresponde às três principais divindades da cultura hindu: Brahma, Vishnu e Shiva.

Um quadro com essa imagem, assim, é uma ótima opção para ser inserido em ambientes relaxantes, entretanto, ele pode ser usado livremente em outros cômodos. Se colocado em espaços de meditação, ele pode ser um incentivo à importância do cultivo de boas práticas já que a curva principal da imagem se refere à importância de estar em vigília, desenvolvendo uma consciência interior. O símbolo om é também uma marca universal do Yoga e, por isso, muito utilizado em espaços meditativos.

Quadro Yoga

Antes de dizermos sobre os quadros decorativos de Yoga é importante ressaltar que se engana quem pensa que a prática é apenas um movimentar arbitrário e estranho do corpo. Apesar de trabalhar as posturas, o Yoga é um conjunto de conhecimentos e práticas que visa a harmonia do corpo com a mente. E isso pode ser feito de diversas formas como o controle da respiração, as posturas do corpo e a meditação.

Uma sugestão para quem é adepto dessa filosofia é dispor o quadro decorativo na área em que se realizada essa prática. Para manter o décor todo no mesmo estilo, uma sugestão é escolher uma moldura do quadro que harmonize com o famoso tapetinho de yoga, companheiro inseparável de quem pratica yoga.

Quadro zen

Ainda no campo das filosofias orientais, os quadros zen também se destacam na decoração. Eles podem ter como imagem os símbolos que dissemos antes, como o om, ou podem simplesmente conter frases motivacionais que possam tornar o ambiente mais aconchegante e tranquilo. Isso porque a palavra “zen”, em uma tradução livre para o português, significa meditação e esta, por sua vez, se caracteriza por uma profunda reflexão, sendo um processo que tem como finalidade o desligar-se de preocupações.

A filosofia zen prega o autoconhecimento e, nesse sentido, pode ser aplicada no décor de diversas formas. Vale lembrar que a decoração zen é uma decoração simples, com cores claras, capaz de transmitir paz para quem está no ambiente.

Vale lembrar, ainda, que o zen budismo é uma tradição religiosa com princípios filosóficos e práticas cotidianas voltadas para a experiência do aqui-agora. O Zen é, inclusive, um método de realização de Buda. E Buda é o último quadro das filosofias de vida/correntes religiosas que abordaremos no nosso post de hoje.

Quadro de budas

Os quadros de budas são telas que completam a decoração para quem se guia em transformar a casa em um ambiente de refúgio, um espaço de paz e tranquilidade. Os quadros possuem exatamente a imagem de Buda, título dado, inclusive, àquele que alcança a libertação total da consciência.

Os clássicos quadros budistas são aqueles que apresentam Buda sentado com um sorriso no rosto. Entretanto, há outras imagens igualmente interessantes como o Buda gordo, o Buda esquelético, o Buda azul, dentre outros. Todos com significados distintos, apesar de que, no geral, a imagem de Buda está sempre associada à paz, ao amor e à felicidade.

Os quadros com temática zen nos fazem lembrar o que realmente importa no nosso cotidiano, quando normalmente estamos na correria e não prestamos atenção à toda beleza que temos a nossa volta. Seja qual for a sua crença, os quadros conferem muita personalidade e estilo a qualquer ambiente.

Você sabia que a On The Wall possui uma coleção exclusiva de quadros zen? Acesse e confira https://www.onthewall.com.br/quadros-decorativos-zen

Pin It on Pinterest

Share This

Gostou?

Compartilhe este texto com seus amigos!